“A idéia é colocar tudo o que as pessoas querem ver”

David Heyman, produtor dos filmes de Harry Potter deu uma entrevista à revista americana Empire, na qual fala sobre o filme de Relíquias da Morte e a decisão de dividi-lo em duas partes. Acompanhe abaixo o resumo da entrevista:

Quando a decisão de dividir o filme foi tomada?
Primeiro nós falamos com Jo (JK), e logo após a greve dos roteiristas, conversamos com Steve Kloves (roteirista do filme). Nós vimos que seria impossível caber tudo em um filme. Há muitas coisas que se resolvem e que não davam para ficar de fora.

Vocês tentaram fazer um script ou resolveram tudo em discussões?
Tudo foi resolvido em discussões. Pensávamos, “O filme vai ter quatro horas de duração?”. Achamos então que dois filmes de duas horas e meia seria o melhor. Só o que ainda estamos conversando é sobre como fazer esses dois filmes parecerem um só, tendo, ao mesmo tempo, características próprias. Mas nenhum roteiro está feito ainda.

Então nós não veremos dois filmes com menos de duas horas?
Não. A idéia é colocar no filmes tudo o que as pessoas querem ver. Contudo, é claro, algumas coisas vão ficar de fora.

Tem alguma cena que você quer muito que esteja no filme?
Bem, a batalha final, é claro. Eu também adoro o desenrolar dos personagens, como Dumbledore e Snape; a cena dos vários Harrys no começo; e Harry e Hermione na floresta. O que nós faremos – e que fizemos em todos os filmes – vai ser achar uma temática central. Isso dá coração ao filme.

Qual você acha que é o ponte que pode separar os dois filmes?
Isso depende de qual sentimento você quer ter no fim da primeira parte. Nós temos uma idéia, mas nada está decidido ainda.

Há pessoas alegando que fazer dois fimes serve apenas para arrecadar o dobro de dinheiro. O que você pensa disso?
Alan Horn (presidente da Warner Bros.) e Jeff Robinov (Chefe de Produção da WB) são completamente Potter-fans, principalmente Alan Horn. Eles disseram a mim e a Steve Kloves, “Façam o que for melhor para a história”, e que nos apoiariam. Alan queria que a história terminasse do jeito certo.

Você disse que consultou JK Rowling. Qual foi sua opinião?
Ela nos disse, “Quer saber? Acho que essa é a melhor decisão e eu apoio ela de todo o coração”.

David Yates aceitou logo de cara a direção do sétimo filme?
Não, houve um momento de hesitação. Depois ele voltou e disse, “Eu apreciaria muito a oportunidade e acho que conseguiria dar o final que a série merece”.

E ele vai descansar entre o sexto e o sétimo filme?
Não. Ele vai tirar umas semanas de folga perto do Natal e nós vamos fazer uma pausa nas filmagens do sétimo, mas fora isso ele é um soldado (risos). Ele tem muita energia.

E quando começarão as filmagens de Relíquias da Morte?
Fevereiro do ano que vem. 2009 vai ser um ano de gravações, e nós estamos muito animados com os desafios que o filme nos trará. Vai ser demais.

David também disse que filmará os dois filmes de uma vez só, sendo que as gravações devem durar um ano. Ele acredita que não haverá problema com outras programações do elenco.