Categorias
Emma Watson

Telegraph entrevista Emma Watson

Demorou um pouco, mas finalmente acabei a tradução da entrevista que Emma Watson, que interpreta Hermione Granger nos filmes da série Harry Potter, cedeu ao jornal Telegraph. Confira abaixo.

O que Emma Watson fará a seguir
Haverá vida após Hermione para Emma Watson, a jovem heroína dos filmes Harry Potter? Agora com 17, ela conta a Lucy Cavendish sobre seu primeiro papel não-bruxo, e como ela sente como se “tivesse ganhado a loteria”
Tradução por Mione WoOd

Emma Watson está no olhar público no que parece desde sempre. Todos nós ficamos cientes dela há oito anos, quando ela foi escalada como Hermione Granger no primeiro filme Harry Potter, e assim tem sido desde então. Então talvez não seja tão surpreendente que sua máquina publicitária esteja aborrecendo de algum modo. “É sua primeira entrevista, fora de Potter“, os relações públicas sussurram para mim em nosso caminho para conhecer a Watson de 17 anos de idade. “Ela pode ser um tanto tímida“. Nós viramos uma esquina para encontrar Watson esquivando-se pela cozinha, nervosamente bebericando algum suco e parecendo muito bonita e travessa no atual uniforme jovem de calça três-quartos, sapatilhas de pele de leopardo falsa e jaqueta militar de couro macio marrom. Ela tem cabelo loiro longo, cara limpa e sobrancelhas muito escuras feitas, e ainda parece terrivelmente jovem, apesar de tudo que ela presenciou em sua curta vida.

Em muitos modos, é difícil separá-la de Hermione Granger. “Sim, isso é, não é?“, ela fala rapidamente. “Algumas vezes até eu fico atrapalhada sobre quem eu sou, porque eu conheço Hermione tão bem. Meu irmão caçula, Toby, que tem três anos, me atormenta algumas vezes porque quando ele me vê em Harry Potter, não consegue entender como eu posso ser Emma e Hermione ao mesmo tempo“, diz.

Nesse Natal, porém, ela não será Hermione, mas Pauline Fossil em Ballet Shoes, uma adaptação do popular livro de Noel Streatfeild na BBC One. O filme conta com um brilhante elenco, incluindo Victoria Wood, Richard Griffiths (Tio Válter na franquia Potter), Eileen Atkins, Harriet Walter e Emilia Fox. A história de três órfãs pobres – Pauline, Petrova e Posy -, que tem que triunfar sobre a adversidade com seus próprios talentos, tem encantado gerações de jovens garotas. É um adorável conto cheio de roupas de organza, vestidos de veludo, fúrias e lágrimas. Pauline vira-se ao avesso para se transformar numa atriz brilhante e Posy em uma dançarina brilhante, enquanto Petrova é brilhante em consertar carros e aviões de brinquedo.

Como sua performance será recebida é, obviamente, terrivelmente importante para Watson. “É a primeira vez que eu faço algo além de Hermione“, ela diz, brincando com as almofadas. “Pauline é teimosa, então nesse aspecto ela é bem parecida com Hermione, mas ela não é acadêmica. Na verdade, ela realmente me lembra de mim mesma quando criança, muito mais do que Hermione. Pauline é completamente obcecada em ser uma atriz e eu era exatamente assim quando mais nova. Eu sonhava com isso. Praticava discursos na frente de espelhos. Sempre que havia uma peça na escola, eu participava. Eu provavelmente era um tanto exibida no sentido de qualquer chance que pudesse agarrar e aparecer, eu pegava.” Ela soa como um pesadelo. “Eu era uma rainha do drama“, ela diz corando um pouco. “Costumava reclamar, gemer e chorar, e coisas pequenas transformavam-se em coisas grandes. Eu não sei como meus pais aguentavam, sinceramente.” Ela diz que não é mais completamente assim agora, “Eu amadureci um pouco“, conta. “Tive que crescer.

Pode-se dizer que ela está fazendo uma jogada segura com Pauline Fossil, diferentemente de Daniel Radcliffe, que ganhou notoriedade por tirar a roupa em cena em Equus. Se ela quer fazer algo um pouco mais radical, se soltar um pouco mais? “Oh, Deus, não!“, diz. “Isso já foi enlouquecedor o suficiente. Eu estava tão nervosa que quase deixei passar. Eu havia recém terminado de gravar o último filme de Harry Potter, e era época das férias de verão e eu não tinha descansado ainda, mas então pensei, ‘Eu quero muito ser atriz, uma boa atriz que monta a sua carreira’. Eu estou sempre esperando para ser descoberta e pensei ‘Se eu não for boa, agora é hora de descobrir.

Se ela pensa que é boa nisso? Ela me diz que no primeiro dia ela dificilmente conseguia falar, mas uma vez que entrou [no set], todo o papel fluiu naturalmente. “Isso parece loucura?“, pergunta. Também, ela trabalhou tão duro que pouco tinha tempo para pensar. “Foi extremamente corrido para quatro semanas. Os filmes Potter são gravados em meses. E eu não sou classificada com uma atriz infantil mais, então não trabalho em horas restritas; eu estava maravilhada em quão duro tudo aquilo era. Aproveitei muito, apesar disso.

De muitas formas, a carreira de Emma Watson está negociada na fantasia – a terra da fantasia de Harry Potter, a fantasia do mundo de faz-de-conta das irmãs Fossil. Mesmo sua própria vida parece ser tão fantástica como é para suas personagens. Ela tinha apenas nove anos quando os produtores de Harry Potter apareceram na Dragon School em Oxford procurando por sua Hermione. “Acho que éramos em torno de 18“, ela diz, “e nós não tínhamos certeza para quem estávamos sendo testadas, mas eu sabia que queria ser Hermione. Eu não tinha interesse em nenhum outro papel. Eu sentia que realmente era Hermione.” Ela então foi submetida a rigorosas rodades de audições e testes de cena e bem rapidamente percebeu que era uma competidora para o papel com que sonhava.

Na verdade, eu estava obcecada com isso“, ela diz. “Minha mãe estava tão preocupada comigo. Ela tentou falar comigo sobre como outras oportunidades poderiam surgir, mas eu não escutava. Tinha investido tanto nisso.” Agora ela diz que acha que é incrível que tenha conseguido o papel. “Eu sempre digo para mim mesmo que ganhei na loteria, realmente.

O desfecho, no entanto, é que não apenas parte de sua infância foi documentada em filmes mas que ela dificilmente tem um que seja. Se ela vê sua infância como anormal? Watson pensa um pouco. “Sim, acho que sim“, ela diz. “Estou muito focada e muito motivada, então eu tenho tentado fortemente combinar ser uma atriz com ser uma estudante, e até então isso funcionou bem.” Eu digo a ela que não estava realmente me referindo à sua vida acadêmica. Ela é obviamente bastante inteligente. Não são muitas meninas que podem filmar por nove meses no ano e, de algum mudo, conseguir notas A em todos os quatro AS níveis que Watson conseguiu no último verão. Ela ainda tem dois filmes Harry Potter para gravar – ela ainda terá 20 anos quando a última seqüência estiver completa – mas está tentando entrar para Cambridge, para estudar Inglês e Filosofia. “Sinto que é terrivelmente importante continuar com a minha educação, no caso de atuar não funcionar para mim.

Estou mais interessada em seus relacionamentos com seu grupo de amigos. Como ela administra isso? A maioria dos anos escolares das adolescentes são feitos de amizades complicadas envolvendo iguais quantias de diversão e dor de cotovelo quando todas acotovelam-se por atenção. Onde fica essa parte de estudante? “Isso, na verdade, é bem complicado“, ela diz. “Quando eu soube que consegui o papel de Hermione, minha mãe me disse que seria muito importante manter os amigos que já tinha. Ela me disse que no futuro poderia ser importante saber que as pessoas gostavam de mim por mim e não por causa da minha carreira. Na época eu não acreditei nela. Estava tão excitada que não me importava, mas agora eu sei exatamente o que ela pretendia.

Watson diz que não é apenas o dinheiro, mas a necessidade de se ajustar. “Isso leva tempo para as pessoas se ajustarem“, ela fala. “Eu não sou a garota com quem eles pegam o ônibus 19 para a cidade para tomar um café. Na verdade, todas as vezes que eu tentei fazer algo do gênero foi bastante constrangedor, porque eu sempre acabei cercada. Acabava me escondendo em lugares inesperados como o departamento de computação em Dixons. É uma experiência desconfortável para todos. Às vezes eu sinto o fato de que nunca poderei ser realmente uma adolescente porque tenho sido Hermione por um longo tempo.

O papel a fez muito rica, porém, – é dita ter a fortuna de aproximadamente 10 milhões de libras – e ela reconhece o fato de que isso também é um campo minado em potencial para outras de sua idade. “Eu não gasto grandes quantias de dinheiro“, ela diz. “Eu realmente tento não gastar“. Ela conta que a coisa mais cara que já comprou é um laptop.

Na verdade, no que a lista vai para todas as coisas que ela perdeu, eu começo a sentir pena dela. Como uma jovem garota teve que adaptar a vida nos sets longe de sua família. Seus pais, ela me conta, são ambos advogados ocupados, o que significa que nenhum deles tem tempo para visitá-la. Eles se separaram quando Emma tinha cinco anos, mas ela é obviamente próxima aos dois. Ela cresceu com sua mãe, Jacqueline, em Oxfordshire, mas passava todos os finais de semana na casa de seu pai, Chris, em Londres. “Eu sou uma de sete crianças, agora“, fala. “Meu pai e sua esposa tiveram Toby e meninas gêmeas, Lucy e Nina, e o marido da minha mãe tem dois garotos.” (As gêmeas dividem o papel de Pauline jovem em Ballet Shoes). Ela também tem um irmão mais novo, Alexander, do casamento dos próprios pais. “Ele é o único cara com quem eu posso sair sem causar tumulto“, conta. Ela não pode realmente ter um relacionamento, já que todos os homens que ela vê são chamados de “namorado” dela pela imprensa e, conseqüentemente, seguidos. Não pode ficar bêbada e desordeira, ou miserável, ou chorar na rua, ou furar partes de seu corpo, ou fazer qualquer coisa remotamente controversa por medo de ter sua privacidade invadida.

Ela sempre é perguntada sobre sua relação com Radcliffe e Rupert Grint, que interpreta Rony. “Nós somos bons amigos“, ela diz. No verão surgiram rumores de que estava saindo com o jovem jogador de rugby, o astro do Wasps Tom Ducker, depois que eles passaram as férias juntos na Riviera – de acordo com artigos de imprensa eles se separaram no mês passado. Então ela atingiu a primeira página das revistas de celebridades quando foi para um baile com seu companheiro de elenco Henry Lloyd-Hughes, que teve um pequeno papel no quarto Harry Potter.

A idéia de toda essa publicidade me arrepia até os ossos“, ela conta. “Eu odeio ver meu nome na capa de uma revista. Eu passo por uma estação de metrô e vejo algo sobre mim, e tento não ler, mas é difícil. Quem não quer ler a respeito de si próprio? Mas é sempre escrito com esse tom – como se a pessoa me conhecesse. Mas eles não conhecem.” Porém, nesse ponto, eu falo para ela. Todos nós sentimos como se conhecêssemos ela porque podemos traçá-la de volta aos 11 anos de idade, quando vestia os doces vestidos estilo Pauline Fossil para as premieres de Potter. Na verdade, quanto mais eu penso nisso, mais parecida com Pauline ela parece. Ambas dificilmente possuem uma vida, além de atuar. Mas certamente devem haver vantagens no trabalho. “Ah, absolutamente“, fala Watson firmemente. “Eu conheci alguns atores incríveis.

Ela também se diverte se vestindo para o tapete vermelho. “Eu realmente gosto do glamour, na verdade“, diz. “Eu não tenho um estilista, costumo ter problemas com eles, mas tenho uma relação com a Chanel.” Ela diz que eles enviam seus designers para olhá-la e então ela pode comprar o que gostar. “Isso faz a vida muito mais fácil“, diz, “porque eu não tenho realmente que pensar a respeito disso.” Na verdade, ela fala, o que ela realmente está esperando no momento é ir para um desfile da Chanel. “Eu nunca estive num desfile de moda antes“, conta excitadamente. “Eu mal posso esperar.

Ela termina me contando que escolheu fazer Ballet Shoes não só para provar para si mesma que ela pode fazer mais do que impressões intermináveis de Hermione, mas também porque isso dá a chance de ver um mundo que, em seu ponto de vista, cativa todos que o tocam. Mesmo que tenha sido escrito em 1936; é sobre as conseqüências de uma guerra, o início de outra. Se Watson pensa que isso é remotamente relevante para as garotas de sua geração?

Sim, eu ainda acho que é relevante“, conta com entusiasmo. “Todos amam aquele mundo, não é? O mundo dos bastidores sobre o que realmente aconteceu durante os ensaios de uma peça ou a produção de um filme. Eu acredito que isso é tão glamouroso, tão excitante.” E não é? Emma Watson olha para mim com surpresa. “Sim“, ela diz, olhos bem abertos, “claro que é.

Por Mione WoOd

é a criadora da Potter Heaven e fanática de carteirinha. Brasiliense formada em Design Gráfico, é absolutamente tarada pelo Ron e culpa o Steve Kloves por todas as burradas feitas nos filmes. No twitter, é a @maribergo.

2 respostas em “Telegraph entrevista Emma Watson”

ela parece ser tão humana, (carne e osso), como todos nós, quando leio entrevis, reportagens sobre ela eu simplismente me encanto. Ela é realmente encantadora!
continue colocando materias sobre ela. EU AMO EMMA WATSON.

ela como pessoa é expetacular.!!!!

pÔ só admiro seu filmes não sou um pirado so quero seu endereço se alguem souber .me avise. valeu

Os comentários estão desativados.