No terceiro artigo da nossa série comparando Enigma do Príncipe – livro e filme, o Igor selecionou as principais informações sobre a vida de Severo Snape, o Príncipe mestiço que dá nome à trama. Já que sua história foi totalmente ignorada no filme – só sabemos que ele é o Príncipe já no final, quando ele comenta quase casualmente -, aqui trazemos todo o histórico da vida de Snape. Cuidado com pequenos spoilers sobre Relíquias da Morte.
O Príncipe
Possível causa do nome: Severo era filho de Eileen Prince, que era bruxa e Tobias Snape, que era trouxa. Então veio-se o Mestiço e o Príncipe foi por sua mãe ter o sobrenome “Prince”, do inglês príncipe.
Habilidades: o Príncipe foi um dos melhores estudantes de poção da escola. Além de ter conseguido inventar feitiços que posteriormente foi usado por Harry em EdP, tais como: Abaffiato, Sectusempra, Levicorpus e Travalíngua. Era muito bom em Legilimência e Oclumência. Conseguia voar sem a vassoura, o que era uma habilidade exclusiva de Voldemort. E um ótimo curandeiro.
Seu livro: Em seu livro de poções, o Príncipe escreve várias anotações como: atalhos para preparações de poções e feitiços inventados por ele.
Relação com Lílian: dizem que Lílian, por ter sido muito amiga de Snape, ajudou-o a fazer algumas anotações relacionadas a poções, pois o Horácio Slughorn não citou para Harry o Snape sendo o seu melhor aluno, mas sim Lílian. Tanto que quando Harry fez a poção Morto Vivo, o professor de poções disse que nem mesmo o Snape conseguiria fazer uma poção tão boa quanto aquela. Ou talvez Horácio não quisesse ter nenhuma relação com o Snape, pois sabia que ele era um comensal da morte.
Hermione x Príncipe: Hermione odiava o Príncipe desde a sua primeira experiência, quando Harry usou as suas anotações para fazer a poção Morto Vivo. Depois, até comparou o livro de poções com o Diário de Riddle, dizendo que poderia ser magia das trevas. Hermione pesquisou até achar uma mulher com o sobrenome Prince, daí o Príncipe, que era da mãe de Snape quando solteira.
Controvérsias: Ninguém nunca usou o tal apelido na escola, o que fazia o Lupin desconfiar de que alguém na época dele teria sido o Príncipe. Outro fato é que o Snape sempre gostou de artes das trevas, tanto que se tornou um comensal da morte (não só por esse fato, mas por ter se desiludido com Lílian), e um pré-requisito seria odiar nascidos trouxas, porém Snape não tinha o sangue puro. Então, é de se deduzir, que seria uma vergonha para ele ser filho de um trouxa.
Fatos importantes para o Príncipe:
Infância: nasce Snape em 9 de janeiro de 1960 em uma cidade trouxa: Rua da Fiação. Conheceu Lílian Evans, que era filha de trouxas, e através de seus laços bruxos tornaram se amigos.
1971: Snape entra em Hogwarts junto com Lílian, que será sua amiga na escola, e os Marotos, que serão seus eternos inimigos. Ele entra para Sonserina. Os Marotos o apelida de “Ranhoso”.
1975: Snape já é amigo de muitas pessoas de má índole, que seriam: Avery e Mulciber, Belatriz e Lúcio Malfoy. Snape é atacado por Tiago Potter com o feitiço Levicorpus, mas Lílian o defende, como forma de recuperar o seu orgulho; Snape ataca Tiago, e logo após chama Lílian de “sangue- ruim” perdendo, assim, a amizade de Lílian.
1976-1978: Sirius consegue persuadir Snape a entrar na Casa dos Gritos enquanto Lupin está transformado em lobisomem, mas Tiago o impede, avisando.
1980: Snape torna-se um comensal da morte. Ele escuta parte da profecia sobre Harry e leva a Voldemort. O Lorde, com medo da profecia, persegue os Potter. Snape se arrepende, pois ainda ama Lílian.
1981: Snape se candidata a professor em Hogwarts a mando de Voldemort. Pedro Pettigrew trai os Potter quebrando o feitiço Fidelius, pois era o fiel do segredo. Então Sirius é preso e Voldemorte começa a caçada pelo menino da profecia. No dia 31 de outubro, encontra Tiago e sua família em Godric’s Hollow e mata ele e sua mulher, para a tristeza de Snape. Após isso, Snape se alia a Dumbledore a fim de poupar a dor da morte de Lílian, tornando-se agente duplo.
1991: Harry Potter entra em Hogwarts. Snape ajuda Dumbledore a proteger a pedra filosofal. Ele defende o Potter de Quirrel.
1992: Snape mais uma vez defende Harry e seus amigos quando madame Nora é petrificada pelo basilisco.
1993: Lupin, seu inimigo, entra para o corpo docente da escola como professor de D.C.A.T. Snape preparava a Poção do Acônito para Lupin. Ele tenta prender Sírius e dá-lo aos dementadores.
1995: Dolores Umbrige avalia as aulas de Snape para o Ministério. E depois faz para ela Veritaserum para ser utilizado com os alunos.
1996: Snape faz o voto perpétuo com Narcisa para proteger Draco. Harry acha o livro do Príncipe. Snape finalmente consegue virar professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.
1997: Snape mata Dumbledore e foge com Draco.
3 respostas em “[Série] EdP: Livro x Filme – O Príncipe mestiço”
Mione Wood, vc é da Lufa-Lufa???
Sou sim. Por que? uahua
Pô… agora q eu to relendo eu vi alguns erros…
mas coisa leve… >.<