Diretor desde o quinto filme da série Harry Potter, David Yates concedeu à Vanity Fair uma entrevista onde fala sobre Relíquias da Morte e seus planos para o futuro.
Tradução Rodrigo Toller/Potter Heaven
Pode dar um exemplo de uma escolha difícil que você teve que fazer neste último filme?
Uma das coisas que fizemos foi acrescentarmos uma seqüência no meio da cena em que os comensais da morte tentam atacar Harry. Seqüência essa que nunca esteve no livro. Mas numa estrutura de duas horas e meia, ficaria sem sentido o perigo vindo do exterior. Com toda essa enrolada romântica, precisamos destacar de onde vinha todo aquele perigo. J.K. fala isso no livro, mas em meio a nosso livro, precisamos que todos no cinema fiquem cientes da situação. Por isso, adicionamos uma seqüência que não existia no livro, mas estava lá, eu acho, em espírito, porque se passa além das terras de Hogwarts.
Você está rodando o filme de acordo com J.K. Rowling?
Sim, Jo foi totalmente fria sobre o assunto. Ela reconheceu o desafio e a necessidade do mesmo. Harry Potter e as Relíquias da Morte é mais nervoso. É um pouco mais cru. Parece contemporâneo. Um pouco mais moderno. Filmamos muitas cenas com câmeras de mão. Nunca recebi uma chamada do estúdio. Eles apenas telefonam e mandam e-mails dizendo “amamos o roteiro”, apesar de eu estar fazendo coisas que não parecem nem um pouco com Harry Potter. Então, sinto que tenho uma certa liberdade para fazer o que penso que a história exige.Então, você está levando como um jogo onde você manda?
Certamente, sim. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 é mais realista. Mas, naturalmente, a segunda parte tem muito mais fantasia. É cheia de dragões e de grandes batalhas e muita, mas muita magia. Para manter a história interessante, preciso me servir das histórias maravilhosas que Jo nos deu. Mas eu preciso agitá-las um pouco. Eu não posso sentir que estou fazendo o mesmo filme novamente. Enigma do Príncipe teve muito mais humor que a Ordem da Fênix. Isso foi importante para que, quando todos estivessem no cinema, não terem a sensação de estar fazendo a mesma viagem outra vez. E Relíquias da Morte Parte 1 será muito diferente de Enigma do Príncipe.Qual a primeira coisa que você fará quando terminar a saga?
Eu tenho muitas coisas para fazer. Quero fazer uma imagem de guerra. Estou desenvolvendo uma imagem de guerra chamada Saint Nazaré, que é sobre um comandante imprudente da Segunda Guerra Mundial. Há muitas coisas pra fazer. Estou estudando isso o tempo todo.
2 respostas em “David Yates concede entrevista sobre RdM e fala de seus planos para o futuro”
eu sempre fico com medo quando leio as entrevistas do Yates. 0-0
Com medo?