Categorias
James e Oliver Phelps

Entrevista com os gêmeos Phelps

Há dez dias o site HarryPotter-es.Net teve a oportunidade de entrevistar os gemêos James e Oliver Phelps, atores que interpretam Fred e Jorge Weasley. Os dois se encontravam na cidade de Madrid para promover Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Na entrevista temos assuntos relacionados tanto ao trabalho do gêmeos nos filmes da saga como aos trabalhos no futuro. Confira a entrevista a seguir!

Tradução por Lane | Potter Heaven

Quais foram suas primeiras impressões ao iniciar suas carreiras em Harry Potter, o que surpreendeu vocês e que dificuldades tiveram ao decorrer da série?
Oliver: Realmente o que aprendemos foi como funciona um set de cinema. Antes não conhecíamos tudo, antes éramos muito inocentes sobre o número de pessoas que estão envolvidas na produção de um filme, em todos os aspectos dos efeitos especiais…não pensávamos em tudo isso. Agora conhecemos isso muito bem. No meu caso, não houve nenhum tipo de situação na qual me decepcionei. Creio que fazer parte de umas das maiores produções de todos os tempo, umas das maiores franquias de todos os tempos é algo magnífico.
James: Eu não tive nenhuma decepção, mas pode-se dizer que algo aconteceu comigo.  Agora, quando vejo um filme, não consigo deixar de procurar erros de continuidade, quer dizer, prestar atenção se o vaso está cheio e quando volta à mesma cena se o vaso está mais cheio ou menos cheio. Agora não posso deixar de procurar qualquer coisa desse gênero nos filmes. Mas, à parte disso, estamos muito felizes. Nos sentimos muito muito sortudos por ter participado nos filmes.

A diferença entre os livros e os filmes é que se elimina grande parte da trama. Vocês acreditam que seus personagens vão ter a mesma importância nos próximos filmes como tiveram nos anteriores?
James: De fato, nós começaremos a filmar dentro de três semanas e em duas semanas [ou seja, na segunda-feira, dia 27] temos que ir ao cabeleireiro para pintar o cabelo. Mas nos disseram que tudo está funcionando bem. Nós pudemos ver o roteiro e parece fantástico, acreditamos que vai ser muito bom.

Harry Potter alguma vez se dirigiu ao público infantil? Acreditam que o público dos filmes mudou com os anos?
Oliver: Obviamente mudou. O primeiro filme foi lançado há 9 anos e os leitores começaram com 11 anos. Claro, essas pessoas que começaram com o primeiro filme ou com o primeiro livro têm cerca de 20 anos agora, portanto tem que haver um mudança para que seja para crianças, mas que também possa entreter a todas aquelas pessoas que começaram com Harry Potter há 9 anos. Este filme é mais sombrio e isso também tem um impacto no tipo de público que pode acompanhar o filme.
James: Sim, a gente disse que este é o filme mais sombrio, mas também é o filme que tem mais comédia da série e que tem mais romace. Isso também demonstra uma mudança e é algo que atrai todo tipo de público. Tivemos muita sorte de ir a várias cidades da Europa, e no geral todo mundo disse que o filme Harry Potter foi o filme de que mais gostou e acredito que isso é algo que demonstrou que há algo para todo mundo.

Vocês têm algum projeto juntos para o fututo?
James: Bom, obviamente somos gêmeos, não há dúvida. Nós trabalhamos assim e nos papéis onde se precisem de gêmeos, obviamente somos bons candidatos para eles. Mas também somos atores individuais e podemos ir por nossa conta. De fato, nunca fazemos um teste para o mesmo papel. Quando há um papel, antes pensamos em qual dos dois o faria melhor e então fazemos um acordo e um tenta esse papel e o outro tenta outro. Gosto de pensar que a partir de agora nosso trabalho como atores não será unicamente como gêmeos.
Oliver: Estou totalmente de acordo. O que é certo é que passamos muito bem rodando esses filmes juntos e é muito bonito quando vemos que há um público que nos aclama, mas que não usa os nomes Fred e Jorge, mas sim nossos nomes, porque isso quer dizer que nos conhecem. Isso é gratificante.

Vocês descobriram que queriam ser atores ao longo da trama ou já sabiam desde o princípio?
James: Nós não temos antecedente no mundo do cinema nem do mundo da televisão, de forma alguma. Nem nossa família nem nossos amigos…realmente caímos nisso. A verdade é que eu queria ser bombeiro. Como pode ver, eu tenho físico para isso [risos], e Oliver queria ser geólogo, que era o que mais gostava desde jovem quando estava estudando. Nós começamos quando tínhamos 14 anos. Uma amiga chamou nossa mãe para nos dizer que havia um teste para o filme Harry Potter e nos perguntou “Vocês querem ir? Mas você terão quer perder um dia de colégio”. E claro, com as razões mais nobres, fomos a esse teste. Na verdade, fomos lá pensando que além de perder o colégio, também poderíamos conseguir um papel para o filme. Quando chegamos lá, havia milhares de pessoas para todos os papéis do filme, e vimos também que havia muitos gêmeos, e eles se vestiam igual. Nós nunca nos vestimos igual. De fato, até torcemos para times de futebol diferentes. Sempre tentamos ser diferentes, mas como vimos que os demais estavamos todos iguais, fomos correndo ao lugar mais próximo enquanto esperávamos e compramos a mesma camisa e vestimos. Depois passamos por 8 ou 9 testes, sessões e entrevistas com os produtores e finalmente em setembro nos deram os papéis e duas semanas depois começamos a filmar.Para resumir, não tínhamos nenhum pensamento de ser atores, mas agora estamos neste mundo e adoraríamos continuar trabalhando como atores e fazendo dublagens…o que seja.

Vocês conheciam Harry Potter antes de começar o filme? Identificam-se com seus personagens?
Oliver: Sim, líamos os livros de Harry Potter desde que saíram e eu como gêmeo me indentificava com Fred e Jorge, porque eram gêmeos como nós. De fato, quando fomos fazer o teste tinha acabado de sair O Cálide de Fogo [o livro] e era muito popular. Continuamos lendo, e quando os interpretamos nos identificamos com eles. Quando falam de Harry ou Rony, os identificamos com Dan y Rupert, ou pensamos em Emma quando aparece sua personagem. Isso faz perder um pouco o encanto da ficção, porque quando falam de ir do Salão Principal para os dormitórios, para nós é como sair do set de filmagem A, para depois sair pelo corredor, e entrar no set seguinte onde continuaremos filmando.

Como é a relação com o resto do elenco?
Oliver: É como estar em um colégio e ter um grupo de amigos que depois da aula saem juntos, fazem coisas juntos…pois era assim para nós. Uma vez quando estávamos filmando o quinto filme, Rupert e eu fomos ver um filme e as pessoas ficavam nos olhando a todo instante e claro, pensavam “Será que são eles mesmos que estão aqui vendo um filme??”. Para nós era simplismente sair e passar um tempo junto com um amigo. Realmente vamos juntos a concertos, a diferentes eventos esportivos (rugby, futebol…) ou o que seja. Passamos tempo juntos como amigos, porque é isso que somos. Depois de passar 9 anos juntos, nos tornamos bons amigos e formamos um grupo bastante unido. Isso é algo que vou sentir falta quando acabar esta saga, porque obviamente continuaremos mantendo contato, mas não teremos a oportunidade de estar todos juntos e ter esse tipo de interação e contato constante ao fazer o filme.
James: Agora mesmo estamos em diferentes partes da Europa promovendo o filme. Matthew Lewis, por exemplo, ontem mesmo [domingo, 12 de julho] estava na Irlanda e falamos por SMS para saber como ele estava e nos perguntamos uns aos outros como vão as coisas. Mantemos o contato porque somos um grupo realmente grande de amigos.

Por Lane

é repórter da PH. Fã da série desde 2001, é grifinória e adora muitos personagens para escolher um favorito. Um de seus sonhos é ser metamorfomaga.