Harry Potter e Pedra Filosofal é o livro onde o leitor conhece a maioria das personagens criadas por J.K. Rowling, a “porta de entrada” para o mundo mágico que se desenrola durante os demais seis volumes da série. E é nesse livro que o Diretor de Hogwarts, Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore – ou apenas Dumbledore, para os mais íntimos como nós – solta as suas frases mais geniais, e algumas ao mesmo tempo sem pé nem cabeça, do que em qualquer outro livro. Nós da Potter Heaven não poderíamos deixar isso passar em branco, e resolvemos fazer um TOP 7 especial com as melhores Frases de Alvo Dumbledore em ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’:
#7: (PF1, pág. 17)
Logo no começo da trama, Dumbledore e a professora Minerva McGonagall esperam por Harry Potter, ainda um bebê, ser trazido por Hagrid, onde será deixado na soleira da porta dos Dursley (Trouxas da pior espécie, segundo ela), a única família que o resta. Quando perguntado sobre quem traria o bebê até eles, Dumbledore comunica que incumbiu o guarda caças desta missão, diante da insegurança da professora, ele diz:
“Eu confiaria a Hagrid minha vida”
#6: (PF17, pág. 252 )
Depois de enfrentar Voldemort, e conseguir impedi-lo de se apoderar da Pedra Filosofal, Harry acorda na Ala Hospitalar, após um período de inconsciência, e em uma conversa amistosa com o Diretor, este o explica o motivo de tantos presentes à cabeceira de sua cama:
“Aquilo que aconteceu nas masmorras entre você e Professor Quirrel é segredo absoluto, por isso, é claro, a escola inteira já sabe.”
#5: (PF1, pág. 15)
Também em uma conversa logo no começo do livro, antes da chegada de Hagrid em sua motocicleta emprestada, trazendo Harry, Minerva conversa com Dumbledore sobre a recente “derrota” de Voldemort. Conversa vai, e conversa vem, ela comenta que Dumbledore “é o único de quem […] Voldemort tem medo”, ele agradece o elogio assim:
“É uma sorte estar escuro. Eu nunca corei assim desde que Madame Pomfrey me disse que gostava dos meus abafadores de orelhas novos.”
#4: (PF6, pág. 109)
No discurso do banquete inaugural do primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts, temos uma mensagem um tanto quanto curiosa, levando em conta que o tom destes pronunciamentos foi se tornando cada vez mai sério ao decorrer do tempo. Harry chega até a duvidar da sanidade mental do Diretor.
“- Sejam bem-vindos! – disse. – Sejam bem-vindos para um novo ano em Hogwarts! Antes de começarmos nosso banquete, eu gostaria de dizer umas palavrinhas: Pateta! Chorão! Desbocado! Beliscão! Obrigado.”
#3: (PF17, pág. 253 e 254)
Da conversa que tem com Harry, logo que ele acorda na Ala Hospitalar, temos também uma outra frase que merece destaque em nossa lista. Quando Dumbledore comenta a decisão conjunta entre ele e Nicolau Flamel de destruir a Pedra Filosofal, Harry se assusta com a decisão, uma vez que ela significa que Flamel morrerá depois de tantos anos, o Diretor então nos fala o seguinte:
“Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte.”
#2: (PF17, pág. 254)
Ainda na mesma conversa, quando Harry mostra a vontade de fazer mais algumas perguntas, sobre “coisas que gostaria de saber a verdade”, Dumbledore nos mostra mais um pouco de sua sabedoria:
“A verdade é uma coisa bela e terrível, e portanto deve ser tratada com grande cautela.”
#1: (PF12, pág. 185)
A nossa frase campeã vem de um encontro entre Dumbledore e Harry – de onde aparentemente surgem as frases mais profundas. Nosso protagonista visita, mais uma vez, a sala onde está escondido o espelho de Ojesed. Em reflexões intensas sobre realidade e sonhos, Dumbledore nos aconselha:
“Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.”
2 respostas em “TOP 7: Frases de Alvo Dumbledore em ‘Pedra Filosofal’”
Muito boa a lista reflete bem a sabedoria de dumbledore.
As frases de Dumbledore em A Pedra Filosofal são veradeiras máximas. O livro chegou onde chegou por contar com a inteligência sincera e convincente de Alvo. A minha frase preferida é “Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver”. Parece sempre que é uma indireta pra mim. Hehe.