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Entrevista com a desenhista dos livros

Nós já noticiamos aqui na PH que a Scholastic, editora norte-americana dos livros, irá lançar uma edição especial em comemoração aos 10 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal. O livro conta com uma nova capa, desenhada por Mary GrandPre, responsável pelas ilustrações de todos os livros norte-americanos da série (sim, as mesmas capas que vêm para o Brasil).

Nesta semana, a TIME soltou uma nova entrevista com a artista, em que ela fala um pouco sobre a oportunidade de redesenhar o primeiro livro. Confira a tradução a seguir.

J.K. Rowling deu a luz a Harry Potter, mas Mary GrandPre deu vida a ele para milhões de leitoras. Como ilustradora da saga Potter, GrandPre fez traços evocativos que traçaram a constantemente perigosa jornada de Harry pela adolescência, e, no processo, criou a imagem mundial do herói dos livros. GrandPre falou com a TIME sobre como foi desenhar Potter e sobre redesenhar a imagem de Harry para a edição de 10° aniversário de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Como você aceitou o projeto Potter?
Era apenas mais um trabalho na época. Recebi um telefonema da Scholastic. Eles queriam saber se eu tinha tempo para fazer uma ilustração de capa para um livro sobre esse menino com poderes mágios. Naquele momento eu estava realmente ocupada com outro trabalho, então disse que não tinha tempo. [Meu contato, David Saylor] realmente queria que eu fizesse, e me perguntou se eu reconsideraria se ele me enviasse a história. Eu li e realmente gostei, então fiz questão de arrumar um espaço para ela na minha agenda. Fico feliz de ter feito.

Como foi voltar e desenhar Harry com 11 anos de idade [para a edição de aniversário] agora que a história terminou de ser revelada?
Foi uma ótima oportunidade . Conforme Harry crescia, eu sempre desejava poder voltar e fazer uma nova peça para cada livro. Então quando a idéia da capa de aniversário veio, fiquei realmente animada com isso. É como fazer um novo retrato de alguém que você conhece muito bem.

O que você tentou fazer de forma diferente, dado o que você aprendeu sobre ele conforme o que ele descobriu durante a saga?
A primeira capa era uma capa fechada, com um sentimento certo. Conforme você começou a conhecer ele, era mais sobre pintar Harry como uma pessoa real. Na quinta capa, eu já estava mais interessada em Harry em um nível emocional, pessoal, mais do que criar uma graficamente, composicionalmente correta capa. Eu tentei trazer aquele sentimento emocional e pessoal para essa capa de aniversário.

Você acredita que poderia desenhar Harry na idade de 30, ou 60 anos?
Certamente. Leva tempo para desenhar e redesenhar, e para estudar sua estrutura facial. Quando mais eu desenho Harry, mais próxima dele eu fico em minha cabeça, Tento usar cada desenho anterior como um mapa para o próximo. Eu preciso começar a desenhar para saber como ele irá ficar. [Além disso, J.K. Rowling] é uma escritora visual. Eu sempre olhei para seu texto como inspiração principal para os desenhos. Para um resumo de livro ou ilustração de apa, a primeira responsabilidade é desenhar a partir da escrita. Ela faz isso realmente fácil por ser tão descritiva.

Você chegou a consultar Rowling enquanto preparava para pintar os personagens?
Não diretamente. Minha relação era com [o diretor de arte] David Saylor e Arthur Levine [o editor do livro]. Eles consultavam ela, e mostravam meus sketches. Ela sempre foi muito receptiva, era o que parecia, às imagens que eu levava. Acredito que tínhamos a mesma coisa em mente. Tem sido uma ótima parceria entre ela e eu.

Você pode me falar um pouco mais sobre seu procedimento para mapear as ilustrações de cada livro?
Eu trabalhei em um sistema onde, durante a leitura, eu destacava diferentes coisas – descrições de personagens, cenas legais – em diferentes cores. Então eu escaneava por cada coisa que precisava encontrar. Comecei desenhando bem livremente, com pincel traçando o papel. Eu fazia uma série de traços em cima desse, e em cima deste, até ter o que eu achava ser um personagem de boa aparência. É realmente apenas desenhar e redesenhar, e prestar atenção às palavras e descrições. Os fãs de Harry Potter são muito sintonizados. Eles prestam atenção a cada detalhe, e se você estraga, irá saber disso no dia seguinte.

Fãs raivosos já chegaram em você para falar que você estragou tudo, ou que seus desenhos não são aquilo que eles tinham em mente?
Nem tanto. Existiram algumas discussões online em que pessoas às vezes não estavam felizes com o meu trabalho porque tinham suas próprias idéias de como as coisas deveriam parecer. Eu li alguns deles e então parei. Você faz o que pode. É uma pressão enorme, porque [a série] é tão evidente. Mas por outro lado, aquele fã intenso é também o fã mais apreciativo. Eu tenho muitos e-mails ótimos de fãs. A maioria das pessoas com que falo realmente apreciam o trabalho.

Quanto tempo você leva para ilustrar cada livro?
É normlamente corrido; parece que o artista é usualmente o último a receber o trabalho. Não sou uma leitora rápida, então normalmente dou a mim mesma duas semanas para ler e digerir e fazer notas no manuscrito. Então outra semana para sketchs da capa, e outra semana ou duas para todas as ilustrações de capítulos. Então acredito que você provavelmente leva uns dois meses para ler e criar toda a arte.

Existem limitações legais restringindo onde e como você pode desenhar os personagens? Se alguém oferecer para você uma quantia obscena de dinheiro para fazer um mural de Harry na casa dessa pessoa, você pode fazer?
Não sei se estaria autorizada, mas eu escolheria não fazer. Não quero tirar o valor do personagem. Toda a lei de propriedade é realmente complexa. E eu tenho tantas outras maneiras que gostaria de gastar meu tempo criativo que não faria, de qualquer jeito.

Há outros personagens que você gostaria de ter ilustrado?
Se eu tivesse que desenhar outro personagem clássico, Alice no País das Maravilhas seria realmente divertido para talvez colocar um traço moderno nela. Eu sei que isso já foi feito, mas seria divertido fazer isso do meu jeito.

Suas ilustrações já destoaram totalmente do jeito que os personagens são descritos no livro?
Não. Acho que não me sentiria bem se eles tivessem. Eu sei que há uma pequena discrepância entre os filmes e os livros. Mas como uma ilustradora de livro, eu tenho essa obrigação e senso de responsabilidade – e privilégio – de me manter fieal ao texto.

os filmes chegaram a afetar sua concepção de como os personagens deveriam parecer?
Eu evitei assistir aos filmes. Agora que a série está pronta, estou vendo eles. Posso aproveitá-los agora, porque não tenho que me preocupar com eles confindo minha cabeça.

Sua arte de capa normalmente parece conter partes do que irá acontecer sem estragar a surpresa. É uma linha difícil para você andar?
Um pouco, mas essa é a parte divertida também. Você fica provocando os leitores com aquelas partes do seu interesse. É divertido desenhar aquilo na capa, e mostrar sugestões e combras. O humor no livro é normalmente colocado ao sugerir coisas com sons, uma cor suave, uma sombra. Eu tento fazer isso com as ilustrações, também, para dar aquele senso de mistério quando posso.

Como foi ser uma das pouquíssimas pessoas a saber o que ia acontecer enquanto o resto do mundo esperava em antecipação?
Foi bem legal. Eu me senti privilegiada. E tive que ser cudiadadosa para que ninguém soubesse que eu tinha o manuscrito. Manti ele em segurança. Tive que fazer meu marido jurar ficar em silêncio. É algo muito, muito, muito sério. Começando com talvez o livro quatro ou cinco, toda vez que havia um novo manuscrito, alguém da Scholastic viajava e eu encontrava ele para pegar. Pareceria algum tipo de encontro clandestino.

Quantas pessoas sabiam o que acontecia nos livros com antecedência?
Eu não sei. Estou supondo que provavelmente oito, nove ou dez.

As pessoas tentavam tirar informações de você?
Sim, às vezes. Não tanto. Meus amigos e família eram realmente tranqüilos com relação a isso. Eles nem falavam tanto sobre o assunto comigo. Entediam que isso é parte do que eu faço, e que há um acordo de confidencialidade.

Como o fim da série reagiu às suas expectativas?
Acho que foi um bom final. Foi uma ótima maneira de amarrar tudo. Tenho que dizer que foi meu favorito dos seus. E foi meu favorito para desenhar.

Por Mione WoOd

é a criadora da Potter Heaven e fanática de carteirinha. Brasiliense formada em Design Gráfico, é absolutamente tarada pelo Ron e culpa o Steve Kloves por todas as burradas feitas nos filmes. No twitter, é a @maribergo.