Categorias
Filmes Livros Outros

A Londres de Harry Potter, ao alcance dos Trouxas

Harry Potter: “Podemos encontrar tudo isso em Londres?”
Hagrid: “Se você souber onde procurar.”

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Navegando pela Internet, a procura de lugares marcantes da série Harry Potter, para colocar no itinerário da viagem que faço ano que vem a Londres, acabei me deparando com muitas informações legais, e que valem a pena de serem compartilhadas. Foi então que decidi fazer este “guia de viagem”. Dezembro está só começando, a maioria dos mortais já curtem suas merecidas férias, quem sabe só faltava um incentivo para você fazer as malas e embarcar?

Mas antes de começarmos, não faz mal algum lembrar que estamos falando de locações utilizadas nas filmagens de OITO filmes – o último deles ainda em pós produção, ao longo de mais de dez anos, o que significa que, com certeza, vamos deixar escapar alguma coisa. Se esse for o caso, sinta-se a vontade para nos indicar o seu lugar favorito em Londres, nos comentários desta matéria, e divulgaremos com prazer aos outros usuários.

Plataforma 9 3/4
Local: Estação de King’s Cross



Deixando a conversa de lado, e partindo – finalmente – para a ação, vamos começar com um dos lugares mais icônicos da série: a Plataforma 9 ¾, lugar de embarque para o mundo mágico de Harry Potter. Agora, é claro que a plataforma em questão não existe de verdade, sinto muito informar, mas a boa notícia é que, por causa da série, foi inaugurada uma plataforma em King´s Cross igualzinha a dos livros e filmes, e é ponto obrigatório para qualquer fã que visite a capital inglesa.

O Caldeirão Furado, Beco Diagonal
Local: Leadenhall Market

Logo depois da ponte de Londres fica o Leadenhall Market, onde iremos encontrar o local usado para as filmagens do Caldeirão Furado, quer dizer, pelo menos a parte externa dele, porque a parte de dentro foi toda rodada nos Estúdios Leavesden, ainda em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Leadenhall Market é um empório Vitoriano onde se encontra de tudo, de vegetais e carne, até vassouras. Hagrid e Harry entram no Beco Diagonal pela Glass House Opticians, que pode ser encontrada na 42 Bull’s Head Passage.

Desvio: Andando mais um pouco, até Lincoln’s Inn Fields, você pode encontrar Grimmauld Place No 12, a casa da família Black, usada como esconderijo em várias ocasiões, tanto pela Ordem da Fênix, quanto pelo trio principal.

Millennium Bridge
Local: St. Pauls

Você se lembra da seqüência inicial de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, onde uma ponte trouxa é destruída por Comensais da Morte em plena luz do dia? A ponte em questão é a Millennium Bridge, ponte suspensa inaugurada em 2000, e que cruza o rio Tâmisa. É a primeira ponte construída em Londres desde a Tower Bridge, em 1894. De quebra, você ainda pode avistar de longe as torres góticas das Casas do Parlamento, onde Harry e a Armada de Dumbledore sobrevoaram, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, e a Lambeth Bridge, onde o Nôitibus Andante se espreme todo, no tráfego agitado da cidade, em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Ministério da Magia
Local: Great Scotland Yard, Scotland Place

Se a sua intenção é prestar uma visitinha ao Ministério da Magia, e quem sabe tentar remontar os passos da última invasão, promovida por Harry, Ron e Hermione, ou então esbarrar com algum bruxo a paisana, nada complicado, o prédio usado para a área externa do Ministério fica logo ali na área do West End. A cabine usada na série não vai ser encontrada, infelizmente, mas, por favor, não tente se dar descarga em banheiros públicos próximos ao local, pode ser desastroso e vai te fazer perder um bom tempo do passeio.

Piccadilly Circus e Shaftesbury Ave

Outro lugar também muito bacana de se visitar é a área do Piccadilly Circus e da Shaftesbury Ave, usado como cenário em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I, na fuga do trio, logo depois de fugirem do casamento de Fleur e Gui, e do ataque que eles sofrem de Comensais da Morte em um café. A região é destino certo de gente do mundo todo, fã, ou não, de Harry Potter. Você pode aproveitar a chance e tirar algumas fotos no famoso letreiro da “Times Square” inglesa, ou perto da estátua de Eros.

Roteiro feito, agora é só arrumar as malas, e viajar!

Por Bruno Longbottom

está na Potter Heaven há cinco anos, e hoje é editor do site. Corvinal, Jornalista, Cinéfilo apaixonado, não vê testralhos e não sabe voar de vassoura. No twitter, é o @bmaranhas.

3 respostas em “A Londres de Harry Potter, ao alcance dos Trouxas”

e eu todo feliz porque ia pra Orlando… tsc tsc tsc.
Matéria sensacional!

Muito legal! Também vou viajar para a Inglaterra ano que vem. Vou aproveitar as suas dicas! Obrigado. (:

Os comentários estão desativados.