Categorias
Harry Potter e a Câmara Secreta Harry Potter e a Pedra Filosofal J. K. Rowling Livros O Vira-Tempo Outros

Vira-Tempo: “Todos loucos por Harry Potter” (1998)

Em 09 de Julho de 1998, o jornal The Scotsman publicava a constatação, que hoje pode parecer bastante óbvia para nós, falando treze anos depois, mas que só estava começando àquela época: Harry Potter era um grande fenômeno editorial. Uma autora desconhecida, em seu primeiro trabalho, havia conseguido capturar as mentes e as imaginações de uma multidão de jovens, e adultos. Tirando grandes nomes da literatura de suas primeiras posições nas listas de livros mais vendidos, e fazendo muita gente trocar o Futebol pelo Quadribol, e o raio de Ziggy Stardust, pelo de Harry Potter.

Um fenômeno curioso que é destacado pela publicação é a do número de adultos, cada vez maior, interessado pela série, agora de dois exemplares, após a publicação de Harry Potter e a Câmara Secreta naquele ano. A jornalista dizia, “o apelo de Harry Potter para adultos […] trabalha poderosamente contra uma norma cultural predominante em que as obras das crianças são vistas como menores em todos os sentidos: menos maduras, menos profundas, menos dignas de um interesse por parte dos adultos, menos interessantes e menos prazerosas”.

Rosamund Walker, gerente de vendas e marketing da Bloomsbury, se juntava ao coro dizendo: “Todos nós amamos muito o livro. Pessoalmente, estou quase pateticamente obcecado por ele. Todos os meus amigos, em seus vinte anos, leram o livro, e eles todos vão até se juntar ao fã clube. É um verdadeiro culto”. Walker aproveitou a ocasião à época para anunciar que, em breve, a editora estaria lançando no mercado capas mais adultas, para evitar qualquer tipo de constrangimento que poderia ser causado por leitores grandinhos lendo livros em capas infantis. Caso semelhante ao que aconteceu com os livros de O Senhor dos Anéis.

A própria autora comentou sobre o assunto, dizendo nunca ter escrito intencionalmente livros para crianças, porque a idéia a deixaria apavorada: “Me pareceu muito paternalista tentar escrever para crianças – o tom saía todo errado. Por isso mesmo, eu só escrevi para mim, e acho que a resposta das crianças mostra que você não precisa nivelar as coisas por baixo para agradar a elas – Eu acredito em não emburrecer”.

Por Bruno Longbottom

está na Potter Heaven há cinco anos, e hoje é editor do site. Corvinal, Jornalista, Cinéfilo apaixonado, não vê testralhos e não sabe voar de vassoura. No twitter, é o @bmaranhas.

3 respostas em “Vira-Tempo: “Todos loucos por Harry Potter” (1998)”

Adorei! Eu também sou outra grande fã da serie e não gostaria que ela acaba-se nunca.

Gente to imaginando aki ja penso se esta historia do Harry Potter fosse de verdade,ea escritora fosse a Gina”,kkkkkkk, teria sido massinha ela se parece muito com a personagem

Na verdade ela “é” a Hermione…

“Eu acredito em não emburrecer”.

É por isso que é uma revolução. (:

Os comentários estão desativados.