Potter Heaven

J. K. Rowling

Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum.

biografia
A autora Joanne Rowling, também conhecida como J. K. Rowling, nasceu em 31 de julho de 1965, em Yate, arredores de Bristol, na Inglaterra. Se tornou conhecida mundialmente por seu sucesso na série Harry Potter, que teve 7 (sete) livros. Desses livros, vieram mais três, Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo; todos relacionados ao mundo de Harry Potter.

Rowling tem uma irmã, chamada Dianne, dois anos mais nova. Em 1990, enfrentou a trágica morte de sua mãe, que sofria há dez anos de esclerose múltipla. A autora mencionou em entrevistas que nunca falou nada sobre Harry Potter para sua mãe, pois estava apenas com a idéia em sua mente quando do ocorrido.

Em 1991, J.K. se muda para Porto, em Portugal, para lecionar inglês e, em seguida, se casa com um jornalista, com quem após ter perdido o primeiro filho, tem uma filha, chamada Jessica Isabel Rowling Arantes. Após ter sua filha, continua a escrever seu romance, até que se separou do marido e se viu obrigada a ir embora. Voltou a viver junto de sua irmã, em Edimburgo, na Escócia. Nos intervalos em que Jessica dormia, J.K. continuava a escrever em um café local.

A série se iniciou com Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, que vendeu milhares de cópias ao redor do mundo, sendo distribuído em 42 (quarenta e dois) países e traduzido em 31 (trinta e um) idiomas. Em 1998, foi publicado o sucessor do primeiro volume da série, Harry Potter e a Câmara Secreta. Antes disso, 9 (nove) editoras fecharam a porta na cara da autora, por considerar um livro muito grande para crianças.

Em 2000, foi publicado o terceiro volume da saga de Harry, chamado Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Após o sucesso dos três primeiros livros, a autora ia se tornando mais conhecida, quando veio, em 2001, o lançamento do volume quatro, entitulado Harry Potter e o Cálice de Fogo e, mais adiante, o segundo casamento de Rowling, com o médico anestesista Neil Michael Murray. Quando não pensávamos que a bem-aventurança da autora iria tão longe, sua primeira história ganha mais reconhecimento mundial, através da primeira adaptação cinematográfica do livro que deu início ao fenômeno literário, chamado Harry Potter e a Pedra Filosofal, protagonizado por Daniel Radcliffe, no papel de Harry, Rupert Grint, no papel de Rony e Emma Watson, no papel de Hermione Granger. O que logo garantiu a Rowling criticas positivas e um público infantil enorme, assegurando, também, a segunda adaptação da série, em 2002, de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Em novembro de 2003, J.K tem seu segundo filho, David Gordon Rowling Murray, fruto do seu segundo casamento com Neil. Temos a oportunidade de conferir mais um sequência da saga, Harry Potter e a Ordem da Fênix, bem como posteriormente, em 2004, a adaptação cinematográfica do terceiro livro da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Em 2005, os fãs da autora e da série têm mais um presente ou, na verdade, dois. O lançamento do volume seis, entitulado Harry Potter e o Enigma do Príncipe, não obstante, o lançamento do quarto filme da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo. Neste mesmo ano, a autora tem seu segundo filho com o médico Neil, chamada Mackenzie Jean Rowling Murray.

Com os elogios da critica e dos fãs garantidos, J.K. encerra a série que a fez uma das autoras mais renomadas em todo o mundo, com o lançamento do épico final da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, junto ao lançamento do quinto filme da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Em dezembro de 2008, J.K. lança o livro Os contos de Beddle, o Bardo, relacionado ao mundo de Harry Potter. Em 2009, a adaptação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe chega às telonas. A adaptação cinematográfica de Harry Potter e as Relíquias da morte será dividida em duas partes, com previsão para chegarem, respectivamente, em novembro de 2010 e julho de 2011.

Rowling se tornou uma das autoras mais ricas e bem sucedidas da história e sua série, se tornou a franquia cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos, o que rendeu até um parque temático baseado em sua obra literária, a ser inaugurado no primeiro semestre de 2010.

Em 2009, J.K começa a preparar mais uma surpresa para os fãs da série. Ela se encontra, atualmente (2009/2010) escrevendo uma enciclopédia sobre o universo de Harry Potter.

bibliografia
Harry Potter e a Pedra Filosofal. Editora Rocco, 1997.
Harry Potter e a Câmara Secreta. Editora Rocco, 1998.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Editora Rocco, 1999.
Harry Potter e o Cálice de Fogo. Editora Rocco, 2000.
Harry Potter e a Ordem da Fênix. Editora Rocco, 2003.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Editora Rocco, 2005.
Harry Potter and the Deathly Hallows. Editora Rocco, 2007.
Animais Fantásticos e Onde Habitam. Editora Rocco, 2001.
Quadribol Através dos Séculos. Editora Rocco, 2001.
Os Contos de Beedle,o Bardo. Editora Rocco, 2008.
J.K.Rowling, Uma biografia do gênio por trás de Harry Potter.. Editora Sextante, 2003.

curiosidades
O apelido de infância da autora é Jô;
O sobrenome de Harry foi baseado em dois amigos de J.K, Ian e Vikki Potter, seus vizinhos, com quem ela brincou de bruxaria quando era pequena;
O primeiro personagem da série a vir em sua cabeça totalmente pronto foi Harry. Com todas as suas características e sua personalidade;
O personagem de Rony Weasley (melhor amigo de Harry) é baseado em um grande amigo de escola da autora, Sean;
A personagem Hermione Granger (melhor amiga de Harry) é baseada na própria autora;
O nome Snape (professor de Poções) vem de um lugar da Inglaterra;
A autora estudou Francês e Latim, o que ajudou a preparar expressões e feitiços que se encaixaram na série;
Harry tem que ir a King Cross no início do ano letivo porque foi lá que os pais da autora se conheceram;
Os alunos de Hogwarts vão de trem para a escola porque J.K. teve a idéia de escrever a série dentro de um trem, em uma de suas viagens;
Fênix é o animal mágico preferido da autora, entre todos os outros que constam na saga;
Dumbledore é um nome usado para denominar abelhas;
A autora, oportunamente, escolheu a data de nascimento do seu protagonista em igualdade com a sua, 31 de julho;
A autora escolheu que seriam 7 livros por acreditar ser um número forte.