De acordo com o site UAB Media Relations, o Museu de Ciências Naturais da Universidade do Alabama fará uma exposição cultural chamada O Mundo de Harry Potter: Renascimento Científico, Mágico e Medicinal, que relaciona alguns pontos da série com a época e os costumes do Renascimento.
A exposição mostrará o que o gênio J. K. Rowling pesquisou seriamente sobre a vida na época do Renascimento e abordou no enredo da série, temas como alquimia, herbologia, astronomia e, até mesmo, certos pontos da arte.
Stefanie Rookis, curadora do museu, diz que:
“Mesmo os estudiosos em 1400 e 1500 que poderiam ter feito histórias fantásticas com unicórnios e centauros, e procuraram por alquimistas e a pedra filosofal, uma substância mágica que transforma o metal em ouro. A crença em bruxas e feiticeiros, feitiços e poções ainda era muito real.”
Ela ainda diz que:
“Físicos do Renascimento, bem como os alunos de Hogwarts, estudaram Herbologia, que levou ao crescimento da Farmacologia. Muitos medicamentos usados hoje são baseados em estruturas encontradas em plantas e animais.”
A exposição estará aberta do dia 25 de janeiro ao dia 5 de março e a entrada é gratuita.