Uma coluna do respeitadíssimo jornal americano The New York Times publicou hoje um artigo com o título: “Hogwarts tem algum problema com bebida?” – isto é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas que se vê no filme. O artigo inicia desta forma: “os pais devem estar surpresos pelo novo papel que foi dado à escola. Cena após cena, os jovens bruxos e seus professores bebem vários tipos de álcool, para acalmar os nervos, aumentar sua coragem, seu conforto ou afogar suas mágoas”.
Os filmes anteriores têm cenas deste tipo, mas esta foi um tanto mais forte. Em uma cena, Harry, Rony e Hermione pedem cerveja amanteigada e Hermione fica com um bigode de espuma. Todos no cinema riram, pois Hermione fica um tanto “alegre” e caminha de volta à escola abraçada com Harry e Rony. Outra cena que teve bebida e que também foi criticada, foi a cena em que Harry consegue a lembrança de Slughorn. Na ocasião, Hagrid e o professor de poções bebem até cair.
Liz Perle, mãe de dois adolescentes e editora-chefe da Common Sense Media, que também analisa livros, disse que se preocupou em ver no filme pessoas usando o álcool como um mecanismo para lidar com as coisas. “Hermione é uma garota muito conservadora, mas se revela após um pouco de cerveja amanteigada. A mensagem que passa é que o líquido lhe dá a coragem de abraçar o garoto que ela tem medo de abraçar.”
A Warner Bros. se manifestou de imediato à coluna, dizendo que as cenas com bebidas “estão abertas a diferentes interpretações. Um dos nossos principais objetivos para trazer Harry Potter às telas, é manter-se fiel ao enredo do livro criado por J.K. Rowling. Além disso, o mundo mágico não precisa seguir os mesmo padrões que o mundo real.”
Lembramos aqui, que nas cenas de bebidas alcoólicas, Harry não bebeu. Em outra cena com o professor Slughorn, Rony bebeu, mas ele já era maior de idade lembram? Quanto à cena de Hagrid e Slughorn, todos os dias vemos cenas parecidas em todo o mundo. Nada tão chocante. Quanto à cerveja amanteigada… se cerveja amanteigada fosse bebida alcoólica, eu já estaria com uma cirrose, como diz o matuto, “das brabas!”. Afinal, a “cerveja amanteigada” não passa de um simples milk shake. Vou até passar a receita pra quem quiser:
- 470ml de Sorvete de Baunilha derretido;
- 4 colheres/sopa de manteiga em temperatura ambiente;
- 200ml de açúcar mascavo;
- 2 colheres/chá rasas de canela;
- ½ colher/chá rasa de noz moscada;
- ¼ colher/chá rasa de cravo (moídos);
- 600ml de cidra de maçã.
Agora me falem: isso é alcoólico? Tudo bem, tem cidra, mas o açúcar corta, literalmente, o efeito do álcool. Quem tiver dúvidas, como nosso amigo colunista do The New York Times, pode pegar um livro de química da 1ª série do 2º grau e constatar que é verdade. No dia que cerveja amanteigada embebedar, estaremos todos caindo de bêbados no meio da rua. Tsc Tsc.
4 respostas em “Coluna do The New York Times questiona: “Hogwarts tem algum problema com bebida?””
Tudo bem, tem cidra, mas o açúcar corta, literalmente, o efeito do álcool. Quem tiver dúvidas, como nosso amigo colunista do The New York Times, pode pegar um livro de química da 1ª série do 2º grau e constatar que é verdade. No dia que cerveja amanteigada embebedar, estaremos
Cara, esse pessoal do New York Times tem um pseudo-moralismo chatíssimo. Durante toda a série, vamos encontrar passagens em que o álcool está presente (E não só o álcool, hein? Quem lembra do Feitiço para Devanear?), mas o foco da história não gira em torno de bebida, não. A importância que J.K. dá ao álcool é mínima. Harry Potter não é um garoto bêbedo que vive a sair com os amigos por festas e acaba metendo os pés pelas mãos. Ele está muito ocupado combatendo o Voldemort, não é verdade? As pessoas insistem em procurar caroços nos coitados dos angus. Pq não falam das boas lições que a saga nos deixa?
Esse pessoal não leu o livro e não sabe que cerveja amanteigada não é uma bebida alcoolica!
Eles foram infelizes com essa reportagem!
Eu queria experimentar a cerveja amanteigada deve ser muito gostosa
bjus
pra todos
o new york times é um jornal de retardados,e oposicionistas a JK ROWLING
tudo que ela faz eles criticam, mas o que a autora de crepusculo faz eles amam.
MORTE AO NEW YORK TIMES!!!!
VIDA LONGA AOS POTTER E A JK. ROWLING!!!!!