David Yates (foto) concedeu uma entrevista ao PEP e David Heyman ao Showcase Cinemas, ambos falando sobre Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Yates falou sobre suas experiências em fazer Ordem da Fênix, Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte; já o produtor Heyman falou do lado obscuro que EdP terá.
Leia um trecho da entrevista de Heyman, onde ele fala sobre EdP:
“Eu não acho que este será mais sinistro que o quinto. Eu realmente não acho. Penso que este está em pé de igualdade. Todo mundo é obcecado por trevas, mas utimamente eu acho que o que é agora é ser muito acessível, movimentação, diversão e emoção.”
Veja a entrevista completa de Yates abaixo.
Obrigado, Oclumência.
Como é voltar a trabalhar no seu segundo filme de Harry Potter?
Yates: É adorável; eu me sinto em casa. Há uma grande atmosfera aqui e é muito relaxante. Nós temos pessoas adoráveis. É como seu eu estivesse em casa mesmo, realmente.Você se sente mais relaxado ou mais apavorado já que você sabe o que o espera?
Yates: É um pouco dos dois. Eu me sinto realmente consciente de que estou fazendo o último filme. Eu ainda não tinha entendido o quão grande isso é até a premiere e ir a América, foi quando eu vi quão grandioso o lançamento é, e sua reação. Foi quando a ficha caiu, e vi que isto é uma coisa muito importante para muita gente.Você notou alguma diferença nas pessoas que se envolveram em grandes projetos no último ano?
Yates: Sim, eu percebi. Eles estão melhorando cada vez mais; Emma [Watson] se sente muito mais confiante e tem mais facilidade. E Dan, que fez “Equus”, ele está encontrando momentos que estão realmente nos surpreendendo. Então, eles estão todos cada vez melhores e mais sofisticados.Existem lições práticas que você aprendeu no último filme?
Yates: Sabe, é tudo contar uma história. Honestamente, eu faço a mesma coisa que sempre fiz. Sempre que eu faço eu quero que seja o mais expressivo e bom que puder, então não diria que há algo necessariamente. Eu diria que estou muito mais confiante com efeitos visuais.
Obviamente, quando eu comecei, eu nunca tinha feito um filme de efeitos visuais. Agora tudo isso parece muito fácil. A coisa boa sobre esse [filme] é que é uma história mais engraçada. Eu brinquei com Mike Newell quando ele terminou seu filme, e disse: ‘Oh, você ficou com o amor adolescente. Eu peguei toda a angústia juvenil‘. Ordem da Fênix é sobre raiva, rebelião e deslocamento, o que é um pouco intenso. Eu amo tudo isso, mas é legal agora lidar com algo que tem um quê de Rock’n’Roll. É mais divertido.O quão rápido você decidiu que voltaria e dirigiria Enigma do Príncipe?
Yates: Eu estava na pós-produção. Estávamos terminando Ordem da Fênix e havíamos mostrado [o filme] ao estúdio e estávamos o levando para Chicago para testá-lo com audiência. Eles me perguntaram e eu já sentia que queria continuar. Então, isso foi uma questão de três ou quatro meses antes da estréia.Já não deveria ser tempo de você querer correr para longe de tudo isso?
Yates: É engraçado, foi mais ou menos na metade das filmagens do filme anterior [OdF] que eu pensei: Só farei um desses, isso é loucura. Mas eu tive uma segunda idéia e realmente amei os últimos meses e a pós-produção. E todos estão maravilhados de trabalhar com isso.Como você descreveria esse filme?
Yates: É amor, poções e Rock’n’Roll. Têm todas essas coisas maravilhosas em nossa história. Tem uma poção que te deixa com a sorte perfeita. Você toma e tudo dá certo para você. Mas isso também aviva seus sentidos de uma forma que você fica um pouco alegre com ela. Aí tem uma poção do amor que deixa você muito tangível com todos. Rupert fica excessivamente tangível com Jim Broadbent a certo ponto. Então, tem todos esses valores metafóricos. Existem algumas pontas cômicas realmente amáveis aqui, o que nós realmente não tivemos a chance de fazer da última vez. Foi um monstro muito diferente.Você tem consciência do momento em que todos os filmes serão vistos de costa a costa, então você tem que manter uma linha de continuidade?
Yates: Sim, e existe uma linda de continuidade. Nós estamos colocando todos os tipos de pequenos detalhes entre os personagens, o que certamente reverberá pelos filmes. Existe uma linha que vai diretamente pelo caminho até o final.