O diretor David Yates e o roteirista Steve Kloves concederam uma nova entrevista à Baltimore sun, onde discutiram sobre escrever e digirir Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da morte. David fala dos outros filmes que dirigiu e porque chamou Jim Broadbent para interpretar o prof. Slughorn:
“Queria que a Ordem da Fênix fosse uma grande viagem com uma problemática, mais realista que em outros filmes. Mas o Enigma do Príncipe é mais intenso, e se as Relíquias da Morte Parte I é realista e regressa a esse estilo de realismo social, a Parte II deve ser épica.”
“Trabalhei com Jim antes, é aí onde você pode ver minha sensibilidade britânica, Jim como ator é um verdadeiro toque à sensibilidade britânica. Ele entende a gente da classe média britânica, sua necessidade de promoção social, e sua necessidade de reconhecer que conseguiram uma promoção social. Ele construiu uma carreira por essas características. E ele é muito engraçado.”
David também comenta sobre Rupert Grint interpretando Rony:
“Ele sempre foi engraçado, mas tem muito mais como ator do que isso. Em Enigma do Príncipe há coisas encantadoras que são divertidas e reais, mas nas Relíquias da Morte deve ser defensivo e perseguido, e Rupert levou isso muito bem. Sempre agradeço a Rowling por nos dar um mundo que nos permite dar giros com os atores.”
E David e Kloves explicam as razões para cortar as memórias de Tom Riddle:
O Enigma do Príncipe apresenta caminhos devido a “séries de memórias que informam o passado e o presente”. Enquanto Yales “disfruta os flashbacks como incidentes separados, não sente que sejam satisfatórios dentro de tudo. Em outras palavras, diminuem a experiência dramática desde seu ponto de vista e sentiu que tinha que se concentrar exclusivamente nas recordações com um fio particular na história.”
Yates disse: “Temos conversas freqüentes que vão desde ‘Os fãs realmente gostariam se cortássemos isso?’. Algumas escolhas serão boas para a estrutura do filme, mas podem não agradar aos fãs.” Yates diz que quer estar seguro que os fãs estejam felizes. Disse que infelizmente sempre deixa partes do livro de fora, mas que seu objetivo é garantir a melhor adaptação para as duas horas e meia no escuro.
Lembramos que Harry Potter e o Enigma do Príncipe estreiará dia 15 de julho, e as partes I e II das Relíquias da Morte estão previstas para estreiar 19 de novembro de 2010 e 15 de julho de 2011, respectivamente.