O LA Times postou há pouco uma entrevista com David Yates – diretor de Ordem da Fênix, Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte – em que ele fala sobre o trio, conta um pouco sobre o sexto filme e, principalmente, algumas novidades sobre as filmagens dos dois filmes finais.
Temos até uma dica sobre o ponto de divisão entre o sétimo e oitavo filmes. Confira a tradução abaixo:
Contagem regressiva para Harry Potter: uma ligação tarde da noite de David Yates revela segredos mágicos
Tradução: Mione WoOd | Potter Heaven
Era em torno de 3:20 da manhã ontem quando meu telefone tocou: era David Yates, o diretor britânico de fala mansa cujo segundo filme Harry Potter, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, chega aos cinemas na América em 15 de julho. Ele parece constrangido: “É um tanto cedo, não é? Obrigado por fazer isso, cara.”
Ignorando a hora, o prazer era todo meu ao atender a ligação – Yates é uma das pessoas mais bacanas que você jamais conhecerá e, depois de visitá-lo fora de Londres no ano passado no set de Enigma do Príncipe, havia um trato para este encontro, mesmo que a agenda dele exigisse uma reunião pré-marcada. Neste momento, Yates está na metade da filmagem da aventura final do menino-bruxo, Harry Potter e as Relíquias da Morte, que será dividido em dois filmes.
“Nós estamos aqui na floresta, acabamos de filmar a cena em que Harry, Hermione e Ron são capturados pelos caçadores de recompensas (snatchers) depois de serem atirados contra as árvores. Os caçadores são brutais e assustadores, mas não são as criaturas mais inteligentes. Eles estão tentando descobrir quem exatamente são as pessoas que capturaram.”
Eu contei a Yates a minha teoria: a de que a melhor decisão tomada no show business na última década foi escalar Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint como os intérpretes de Harry, Hermione e Rony. Eu quase pude ouvi-lo sorrir do outro lado do Atlântico.
“Absolutamente, acho que você está correto. Foi uma decisão extraordinária, trazer esses três. Eles tem sido tão estáveis e maduros e, ao trabalhar com eles, continuo ficando impressionado por quão fortes eles são para desafiar a si mesmos e tentar coisas novas para trazer o personagem que eles interpretam. Eles se tornaram aqueles embaixadores engajados para os filmes e para a história. Têm sido interminavelmente entusiasmados. Eles querem ver quão bons podem ser nos papéis. Não perderam a cabeça, também, pela fama e atenção ou qualquer coisa do tipo, o que é incrível para todo mundo ver.”
Nunca existiu uma franquia de filmes que entregou tantos filmes nessa escala e nesse período de tempo. Os livros sobre a história de Hollywood irão tratar isso como a Década Hogwarts. O primeiro filme Potter foi lançado em novembro de 2001, e o oitavo irá fechar a saga no verão de 2011. Yates diz que há a sensação de que algo muito especial está sendo encerrado.
“Acho que com cada filme a audiência fica surpresa com quão [os atores principais] crescem,” ele disse. “Eu acredito que isso é único na história do filme, mesmo, dada a popularidade da série e o jeito como esses jovens atores cresceram na nossa frente. Será interessante nos anos que virão assistir a como eles mesmos olharão para esta experiência.”
Enigma do Príncipe deveria ter sido lançado nos cinemas em novembro, mas o plano mudou quando a Warner Bros. abruptamente adiou o filme. A razão? Dinheiro. Os executivos do estúdio imaginaram que os jovens fãs estariam mais dispostos a assistir ao filme múltiplas vezes se estivessem fora do ano escolar. E porque a Warner Bros. estava à frente com o sucesso massivo do verão passado com O Cavaleiro das Trevas, colocar algum espaço entre os dois blockbusters fazia um bom senso monetário. Muitos fãs de Potter, é claro, ficaram terrivelmente irritados com o atraso e, soube-se, também ficou Yates.
“Não era algo que fui avisado inicialmente. Na época, eu estava tão agitado, tão envolvido no processo de terminar o filme num certo prazo, e então a decisão de adiar foi um enorme anticlímax. Havia um grande sentimento de desapontamento, devo dizer. Nós terminamos o filme um ano atrás, então é muito estranho passar todo esse tempo sem vê-lo com uma audiência, que é o motivo pelo que fazemos. Mas o estúdio tomou a sua decisão pela alteração e eu entendi e apreciei suas razões, e eles foram muito bons em entregarem esses filmes e entenderem o processo de realização de um filme de sucesso e eu acho que isso defende o julgamento deles.”
Perguntei a Yates sobre o lado negativo do adiamento para eles como um diretor e ele riu. “Você se encontra muito mais envolvido com a pós-produção, naturalmente. Isso é bom e ruim. Você pode continuar ajustando coisas pelo resto da sua vida se permitir a si mesmo fazê-lo. Isso pode ser doentio e em um certo ponto você tem que dizer ‘Aqui está o fim do corte.’ Eu sei que os fãs estão famintos para vê-lo e isso tem sido interessante para nós voltarmos agora, mesmo que estejamos ocupados com as próximas instalações.”
Só existem sete livros Potter na prateleira de J.K. Rowling, é claro, mas os produtores e Yates estão dividindo o romance final em um filme de duas partes. Eles citam o denso conto do livro final e a dificuldade de compactá-lo em um único filme. Muitos céticos, é claro, estão dizendo que dinheiro é a real razão para a atitude da Warner Bros., mas Yates estava mais interessado em uma consideração fiscal diferente. “Eu terei o benefício de dois orçamentos, o tempo de locação de dois filmes e todos os recursos que isso traz para contar esta aventura enorme; mais tempo, mais dinheiro, mais efeitos especiais. Sempre há coisas que se perdem quando você adapta um livro para filme. Com dois filmes, muito menos será perdido.”
Perguntei a Yates se ele já escolheu o ponto de divisão — o ponto em que o sétimo filme irá parar.
“Sim, acho que já decidimos,” disse ele. “As coisas podem mudar quando você edita, é claro, mas a ideia agora é que não será muito depois da sequência que nós filmamos hoje. É com isso que estamos experimentando. Nós tínhamos três ou quatro ideias diferentes sobre onde cortar o sétimo filme. Tradicionalmente, os filmes terminam com uma morte ou um evento, algum tipo de passagem ou chegada. Desta vez nós achamos que iremos terminar mais com um cliffhanger (ponto de impacto). Mais uma vez, então, este é o pensamento neste momento.”
Ao fundo, eu posso ouvir uma voz chamando Yates de volta para o set. O educado diretor se desculpa novamente. “Me desculpe, eu gostaria de poder conversar mais. Será ótimo encontrar você quando estiver aqui novamente. Nós estamos muito animados para todos verem Enigma do Príncipe e falar sobre isso só me deixa mais animado. Certo, descanse um pouco, amigo. Abraços.“
Uma resposta em “David Yates conta mais sobre a divisão de Relíquias da Morte!”
Sem comentarios… De maais… mto legal essa entrevista… vou gostar de assistir Harry Potter e as Relíquias da Morte… não importa em quantas partes forem divididas