Vários de nós estão familiarizados com os e-books, mas o que muitos não sabem é que nem sempre o download da obra é autorizado pelo autor ou mesmo pela editora responsável. E é o que acontece com o mundialmente famoso Scribd, o website literário mais popular do mundo.
O Scribd recebe 55 milhões de visitantes por mês, todos atraídos pela facilidade em adquirir de graça a obra não só de J.K. Rowling, mas também Ken Follett, Nick Hornby, John Grisham e Stephenie Meyer.
De acordo com Neil Blair, o advogado de J.K. Rowling, o site não tem permissão para disponibilizar a lista de livros de Harry Potter. Uma porta-voz do Scribd defendeu dizendo que o site opera em “aviso e sistema de desligamento”, onde os livros são retirados caso suas editoras exijam, num período de no máximo 24 horas.
O episódio serve para despertar sobre o assunto, já que muitos críticos dizem que a retirada após exigência por parte dos autores ou editoras não é suficiente para acabar com a prática, muitas outras cópias ilegais podem estar sendo divulgadas sem que se saiba, causando prejuízo para os autores.