Potter Heaven

[COLUNA] Crepúsculo X Harry Potter X O Senhor dos Anéis

Caldo de Erumpente, Colunas, Potter Heaven

Depois da estréia de “O Senhor dos Anéis” nos cinemas, engrossou o coro de acusações de que Joanne Rowling teria plagiado os textos de Tolkien quando criou o mundo mágico de Harry Potter. Mais recentemente, circula por aí a fofoca de que os livros da série Crepúsculo são superiores aos da saga do bruxinho. Alguns até dizem que depois do sucesso dos livros de Stephenie Meyer, Harry virou coisa do passado. Hoje falaremos um pouco sobre a sina da saga Harry Potter: os fantasmas que aparentam ameaçar o reinado de nossa série favorita.

Antes de tudo, reflitamos sobre essa mania que temos de comparar as coisas (isso é melhor que aquilo, que é diferente desse e igual àquele…). Em alguns casos, não cabem comparações exageradas. É assim com a trilogia “O Senhor dos Anéis” e Harry Potter. Há fatores em comum entre elas? Claro. Mas uma coisa é enxergar o que há de comum entre as duas histórias, e outra bem diferente é rotular quem é melhor ou pior. Mais terrível ainda é acusar a Joanne de um plágio que jamais ocorreu.

Se pararmos realmente para ler ambas as sagas, veremos que as semelhanças são superficiais. As duas são literatura fantástica, tratam de disputas entre o bem e o mal e tomam como pano de fundo o imaginário europeu. Isso parece muito? Mas não é tanto assim. A maneira como Tolkien trata suas criaturas mágicas, por exemplo, é bem diferente da que a Joanne escolheu. Nesse quesito, a diferença mais óbvia reside na retratação dos elfos nos dois textos. Em Tolkien eles são sublimes; em Joanne, eles são “domésticos”.  Outra coisa é que Tolkien não pensou no público infantil quando escreveu sua trilogia; já Rowling, direcionou seus livros especialmente para os pequenos (principalmente os primeiros).

O que estou tentando dizer é que eles trabalham com elementos parecidos de maneira distinta. E não poderia ser muito diferente. Os dois escrevem sobre literatura fantástica com base no folclore europeu. Gandalf e Dumbledore têm as mesmas raízes históricas e culturais. Vão haver semelhanças, é lógico. Mas a narrativa é muito diferente. Os objetivos são muito diversos. O alvo é outro. Quanto às disputas entre o bem e o mal, isso não é particularidade das duas sagas. Isso está presente em quase tudo produzido por seres humanos.

O maior fator motivador para as duas histórias sofrerem tantas comparações foram as adaptações para o cinema. Afinal, tratam-se de obras fantásticas de escritores ingleses adaptadas por um grande estúdio e lançadas num período em comum. Inevitável que o público fizesse a ligação.

Na próxima coluna, discutiremos sobre Crepúsculo.

Luciana Barbosa
é colunista da PH e Designer Gráfica. Tem um quê de Severo e um bocado de Luna.

Comentários

17 comentários

Matt
7 de dezembro de 2009 às 15:09

Eu acho que não tem nada haver acusar a Joanne de plágia, isso é meio estranho, você pegar duas coisas apenas com semelhanças e dizer, "ela roubou a ideia do escritor tal". Eu não acusaria ninguem da plágia por semelhanças nas histórias, mas se tudo estivesse igual… aí é outra coisa.
Abraços e beijos. ; *

Isa
7 de dezembro de 2009 às 17:07

Também acho muito absurdo ficarem dizendo que ela copiou "O Senhor dos Anéis". Beijo.

Bella
7 de dezembro de 2009 às 21:10

HP não tem nada ver com Senhor dos Anéis. O.O' Só algumas semelhanças. É a coisa mais absurda.

José Nunes
8 de dezembro de 2009 às 0:46

Se fossemos comparar um filme com o outro não seriam dois ou quatro mais vários pois o que eu mais vejo é um filme com o conteúdo parecido, assim como Crepúsculo foi um filme ou livro que abordou o assunto vampiresco que outros ja haviam abordado como Blade, Drácula etc.
O fato é que o pessoal gosta muito de comparar e provocar os fãs de outras histórias, Senhor dos Anéis tem elfos e Harry Potter também, na sua história tem Lobisomens e Crepúsculo, então quem deveria acusar quem?

hyago
8 de dezembro de 2009 às 5:53

Concordo que são diferentes, mas há um erro, harry potter e senhor dos anéis foram produzidos na mesma época o que houve foi uma diferença de 3 a 4 meses, mais ou menos, de diferença de lançamento dos filmes, potter não deu aos estúdios o poder
de perceber isso, afinal mesmo se harry fosse um fracasso , senhor dos anéis seria lançado do mesmo jeito. Sem contar que o público era diferente, e as estratégias de marketing tbm. Senhor dos anéis a sociedade do anel era um épico, enquanto a pedra filosofal era uma fantasia totalmente direcionada às crianças, até a censura foi diferente. Não que a pedra filosofal seja ruim, mas é que os filmes eram diferentes um não abriu caminho para o outro.
Abraços! E parabéns pela coragem por falar de um tema tão delicado nesse universo potterriano. shaushuahsuahuahsuhuhaua

Lucy (equipe Potter Heaven)
8 de dezembro de 2009 às 10:26

Tem razão, Hyago. Os dois são de 2001. E na minha cabeça eu jurava que a diferença de tempo entre os dois era maior. Abraço.

Isa_Watson
8 de dezembro de 2009 às 15:36

Está erradíssimo, HP num tem nada a ver com Senhor dos Anéis, é a mesma coisa q o Hyago disse! Agora, disseram por aí uma verdade: A autora leu os livros da Saga de Harry Potter, e resolveu copiar fazndo Crepusculo! Na verdade, ela teve a ideia de fazer essa história de Crepusculo pq ela tinha acabado de ler Harry Potter [COPIADORA] E essa merda de copiação tá fazndo sucesso! RRRRRRR

Bella
8 de dezembro de 2009 às 20:47

Não gente, a coluna está falando sobre o universo, não das peliculas.

Paula
8 de dezembro de 2009 às 21:57

nunca assisti senhor dos anéis,então nem posso comparar,so sei que confio que Rowling não iria copiar !

Igor
9 de dezembro de 2009 às 0:58

Hyago falou do lançamento no mesmo ano, isso nao tem a ver com pois a coluna fala do que foi feito por Tolkien e Rowling, e vamos concordar, faz muita diferença.
Sobre as histórisas de plágios, nao li muito, mas o que eu li nao era plausível, mas como todos os autores, eles tem uma influência. Nao digo que a influência da Rowling seja Tolkien, mas, como disse a Luciana Barbosa, os dois se baseiam, logicamente, em folclore europeu.
Uma grande seelhança é a criação de novos mundos, mss em uma abrodagem muito diferente, já que Rownling encaixou o seu mundo no nosso e Tolkien criou um completamente novo
As criaturas, muitas, tem a mesma origem, mas da rowling, com certeza, nao veio de Tokien, simplesmete usou sua idéa de como eram os elfos das lendas européias..

Igor
9 de dezembro de 2009 às 0:58

Personagens como Dumbledore e Gandalf são comuns, portanto seriam, no máximo, "plágios" de histórias muito comuns(desculpem, nao recordo nenhuma dels).(entendam isso como uma frase sarcástica, por favo)
E por último crepúsculo, que aborda um mundo como aborda a rowling e entrou na onda de livros infantis que fazem sucesso, mas, acho que todos que já leram livros de vampiros concordam, nao é realmente um livro e vampiros, e simplsente um romance Shakespeareano, apesar do livro ter virado um "best-seller".

desculpem o texto grand, gosto de escrever sobre esses livros

duds
9 de dezembro de 2009 às 15:49

Nenhuma das 3 séries são plagiadas uma das outras (não podemos dizer o mesmo de outros livros e séries, já que as referências de Crepúsculo à série Southern Vampires de Charlaine Harris são explícitas), mas como as 3 viraram filmes, comparações sempre surgem. Harry Potter e O Senhor dos Anéis são obras magistrais, história consistente e tal. Crepusculo tem uma história terrivelmente fraca, até ofende dizer que é melhor que Harry.

harrypusculo
10 de dezembro de 2009 às 18:49

eu gosto de crepuculo e de harry potter mas ta na cara que harry potter é uma lenda harry potter e sucesso é tudo harry potter é melhor que crepuslo pode aposta…

tata
25 de dezembro de 2009 às 18:51

eu acho isso tudo uma grande mentira,harry potter nao tem nada a ver com crepusculo doido de quem inventou isso!é um tremendo idiota que nao deve ter assistido nenhum dos dois…
pra inventar essa merda de comentario!!!

Carol Potter
1 de janeiro de 2010 às 15:30

@Isa_Watson:
“A autora leu os livros da Saga de Harry Potter, e resolveu copiar fazndo Crepusculo!”

Desde quando Crepúsculo é cópia de Harry Potter? Como fã tanto de um quanto de outro, já li os livros das duas sagas váárias vezes, e ainda to tentando achar a cópia.¬¬

Tainá
9 de janeiro de 2010 às 22:29

Oiii
GENTE SO FALO UMA COISA HARRY POTTER É MELHOR DO QUE TODOS OS OUTROS PRINCIPALMENTE A PORCARIA DO CREPÚSCULO
AMO HARRY POTTER!!!!
CREPÚSCULO É UM LIXO
BJSSS PRA VCS!!!

Ray
9 de junho de 2010 às 18:22

Harry Potter eh Um,Senhor dos Aneis e Crepusculos sao outros
se vcs procurarem bem em quase tdos os “Contos Fantasticos” abordam um mesmo tema,criaturas,cenarios etc.
naum adianta ficar fazendo comparações
o tempo que qlgum idiota perde fazendo isso eh um tempo q podia se aproveitado lendo um livro, capiche?
outra coisa
essa polemicazinha ridicula que algumas pessoas adoram fazer
naum passam de coisas futeis…