Potter Heaven

[COLUNA] O Novo livro da J.K.

Caldo de Erumpente, Colunas

Já foi chamado de “O Livro Escocês”, de “Enciclopédia do Mundo Mágico de Harry Potter” e até de “Hogwarts, Uma História”. O misterioso e tão aguardado novo livro de Joanne Rowling está envolto numa atmosfera de rumores e incertezas. Enquanto pessoas supostamente próximas à autora deixam pistas de que ela está tocando o projeto do novo livro, os fãs de Harry Potter esperam sedentos por informações mais concretas. Nos últimos dias, recebemos mais um sinal de que o livro é uma realidade.

Sabemos que ainda em 2007 a autora afirmou que “poderia fazer um oitavo livro para a beneficência, uma espécie de enciclopédia, de modo que poderia utilizar o material adicional que não aparece na saga”. De lá pra cá, destacam-se os comentários de Ian Rankin, vizinho da Joanne, que confirmou o fato de a Enciclopédia estar mesmo sendo escrita. Também não podemos esquecer as recentes declarações do advogado da autora, Neil Blair. Segundo ele, “a enciclopédia simplesmente segue sendo algo que a senhora Rowling quer terminar em algum momento do futuro”. Próximo ou não da publicação, o que vai se confirmando é que o projeto existe e não é apenas uma abstração.

Discute-se que a enciclopédia reuniria principalmente características e fatos do mundo mágico anteriores ao período em que se passa a saga Harry Potter. O mais certo é que o texto teria um caráter histórico e impessoal. Seria mais ou menos no estilo do que Tolkien fez em seus apêndices em “O Senhor dos Anéis”. As guerras bruxas, por exemplo, seriam analisadas do ponto de vista de um historiador. Também se sabe que assim como “Quadribol Através dos Séculos”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Os Contos de Beedle, o Bardo”, a renda seria revertida para a Comic Relief.

Há mais ou menos um ano, Joanne teria revelado uma pausa no projeto da enciclopédia por conta do estresse, mas nos últimos dias demos de cara com uma boa notícia. Para alegria dos fãs, em sua recém-criada conta no Twitter, Joanne disse “que a caneta e o papel são” suas “prioridades no momento”, o que demonstra que está de fato escrevendo. A autora, é claro, parece estar tocando o projeto com uma merecida tranqüilidade. Afinal, ela não teve muito descanso nos últimos 12 anos, não é verdade?

Luciana Barbosa
é colunista da PH e Designer Gráfica. Tem um quê de Severo e um bocado de Luna.

Comentários

2 comentários

Rafael
30 de setembro de 2009 às 23:30

Efetivamente… a coisa parece que não está mais encoberta, vem aí mais um livro da J.K.R….

Agora é só sentar e esperar!

Amanda cristine
16 de dezembro de 2009 às 0:36

Caraca, eu mal posso esperar pra saber quando vai acontecer
a publicação ….

Agora só nos resta sentar e esperar ²