Potter Heaven

Uma olhada mais atenta aos pôsteres de Harry Potter

Filmes

No dia 02 de Julho, sexta-feira passada, a Warner Bros. liberou o teaser pôster de Harry Potter e as Relíquias da Morte, conforme nós noticiamos aqui. E mais uma vez pudemos notar que a divulgação do sétimo filme da série está sendo feita também com cenas da segunda parte da reta final da franquia, e junto da divulgação desse oitavo filme.

O teaser trouxe uma Hogwarts em chamas, com grande parte de sua estrutura destruída por conta de um incêndio, provocado pela batalha final, que toma lugar só na segunda metade dos acontecimentos, trouxe também o reflexo da escola sobre o famoso Lago Negro, e a frase “Tudo termina aqui”, além das datas de estréia de ambas as partes em que a adaptação final foi dividida.

Com um olhar mais atento, podemos comparar o material liberado na última sexta-feira, com um outro liberado em 11 de Junho de 2001, uma segunda-feira há nove anos atrás. À época, o site Dark Horizons havia conseguido o novo pôster de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeira adaptação, para o cinema, da série de livros da escritora britânica de ficção J.K. Rowling, uma grande promessa de bilheteria.

O pôster trazia o mesmo castelo de Hogwarts, mas dessa vez iluminado por luzes convidativas vindas do interior seguro da escola, e nenhum sinal de destruição. No Lago Negro, pequenos botes encaminhando os novos alunos da lendária escola de magia e bruxaria até o castelo, dentre eles Harry Potter, o menino que sobreviveu. E a frase de boas-vindas de “A Magia Começa”.

A Potter Heaven gostou da brincadeira, e não pode deixar de lançar um olhar mais atento para o passado, analisando os outros pôsteres usados até hoje na divulgação de cada filme novo da série Harry Potter, que esteve um dia batendo recordes de bilheteria em alguma sala de cinema perto de você.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, filme lançado em 2002, a Warner Bros. abriu os trabalhos de divulgação com um recurso que seria bastante usado no restante da série, pôsteres focados nos personagens de destaque na trama do filme em questão. No caso, o elfo Dobby acompanhado da frase “Dobby veio para alertar o senhor”. Os dois pôsteres seguintes também mostram um padrão que foi bastante usado no decorrer da série, pôsteres de destaque do trio principal.

Foi assim dois anos depois, com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, onde o primeiro pôster liberado para divulgação trazia Sirius Black em um cartaz de procurado e o aviso de que o bruxo era perigoso, também mais dois pôsteres dando destaque ao trio – Harry, Rony e Hermione – em conjunto.

Cinco dias depois, a WB alemã liberou quatro pôsteres que mostravam algo diferente, pelo menos até então, e que passaria a ser mais visto no filmes seguintes. Pôsteres com cada um do trio acompanhado de um personagem de destaque na trama, mesclando as duas idéias usadas separadamente até então. No caso, Rony e Dumbledore, Hermione e Sibila Trelawney e Harry e Professor Lupin. Sirius também ganhou um pôster na companhia de um Comensal da Morte.

Já em Harry Potter e o Cálice de Fogo, de 2005, Harry ganha um pôster de destaque nos mesmos moldes do que Dobby ganhou no segundo filme, desta vez com a frase “Tempos difíceis estão por vir Harry”. Nada mais justo, levando em conta que os boatos no mundo bruxo começam a espalhar a tese de que ele é ‘O’ escolhido, e também porque é curiosamente a primeira vez que o menino que dá o nome a série aparece sozinho em um pôster.

Em Cálice de Fogo, a novidade veio também com o pôster do trio, que abre um espaço maior para encaixar o restante dos campeões do TriBruxo. Mais tarde, outros pôsteres no padrão “cada um do trio acompanhado de um personagem de destaque na trama” foram liberados, e Cedrico Diggory ganhou direito a um pôster seu em destaque, dividindo o espaço com Cho Chang, seu par romântico.

Em 2007 foi a vez da estréia de Harry Potter e a Ordem da Fênix, e Voldemort foi, com o perdão do trocadilho, o escolhido a ter um pôster todo seu. O ator Ralph Fiennes aparece caracterizado como aquele-que-não-deve-ser-nomeado e a frase “Você perderá tudo” começa a dar o tom sombrio que teremos nos filmes a partir dali.

Depois de meses sem divulgar um novo pôster, a Warner disponibilizou uma verdadeira enxurrada de novidades, trazendo pôsteres que obedeciam ao mesmo padrão de destaque do trio principal e pôsteres de destaque de personagens “secundários”, nesse caso os demais membros da Armada de Dumbledore, os da Ordem da Fênix, e os vilões do filme. O primeiro pôster, logo abaixo, foi divulgado ao mundo, com exclusividade, por um site brasileiro, pela primeira vez. Os responsáveis pela boa notícia foi o pessoal do Omelete.

O mais recente, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, que chegou aos cinemas no ano passado, trouxe os mesmo conhecidos padrões, mas inovou na forma como a logomarca do filme era trazida no cartaz promocional, de maneira mais despojada e dinâmica do que tinha sido visto até então. E com uma mescla maior entre mundo bruxo e trouxa, inevitável quando se observa a trama. A quantidade de versões de novos pôsteres foi recorde, o que deu espaço para a equipe de arte brincar com vários aspectos do filme.

É notória a evolução dos pôsteres, assim como é notório também o ponto em que a equipe passou a não ter medo de arriscar mais, o que acabou modernizando o visual dos cartazes e também aumentando o número de material de divulgação, o que começou em Cálice de Fogo, indo muito além desses pôsteres, mas isso já é uma outra história.

Notou alguma coisa que nós deixamos escapar, tem algum comentário, sugestão, teoria sobre os pôsteres? Algum pedido? Então não se acanhe e deixe um comentário.

Bruno Longbottom
está na Potter Heaven há cinco anos, e hoje é editor do site. Corvinal, Jornalista, Cinéfilo apaixonado, não vê testralhos e não sabe voar de vassoura. No twitter, é o @bmaranhas.

Comentários

7 comentários

Fernanda Vieira
5 de julho de 2010 às 14:05

temos que notar também que a tecnlogia avançou muito dos anos para cá, e que eles estão brincando com novas ferramentas, agora tem a versão 3D, imaginem só um poster em 2D espalhado pelo cinema *O*
E acho que nós vamos babar mais ainda com o que vem por ai ;)

HPcinho
5 de julho de 2010 às 14:06

Adorei a análise de vocês. Há anos que observo esses pôsteres e não noto essas singularidades.

Bella
5 de julho de 2010 às 14:12

Os que menos gosto são do Prisioneiro de Azkaban e Cálice de Fogo. O primeiro é cheio de “balangandã” e o segundo é muito over, seria ótimo se o filme fosse isso que os posters mostram. Mas os que mais gosto são os dos o Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe que junto com o de Câmara Secreta são os melhores (não necessariamnete o Ordem da Fênix).

Bella
5 de julho de 2010 às 14:37

Ah queria complementar, sobre o poster do sétimo acho que Hogwarts não estará completamente em chamas como é ilustrado no poster, visto que no trailer tudo estar somente em ruinas junto ao nascer do sol. Só uma ilustração (pra não dizer outra coisa)

Júlia Potter
5 de julho de 2010 às 20:55

Todas as mensagens formam um aviso:”A Magia começa,Dobby veio avisar o senhor,tempos difíceis estão por vir, Harry. Você perderá tudo (e) tudo termina aqui”.

bruno ridle
7 de julho de 2010 às 16:50

o que você quer dizer com isso?

Júlia Potter
7 de julho de 2010 às 19:10

@bruno ridle: Um aviso para o Harry sobre o que está por vir, inteligência!!! Afff eu fui a única a perceber isso!!!