Potter Heaven

[COLUNA] “O evento cinematográfico de uma geração”

Caldo de Erumpente, Colunas, Filmes

A campanha da Warner para Harry Potter e as Relíquias da Morte, filme dividido em duas partes, é impactante. Como era de se esperar, o material de divulgação veio com uma dosagem extra de apelo emocional. Duas chamadas de efeito resumem a atmosfera de desfecho e saudosismo: “O evento cinematográfico de uma geração”, diz a primeira; “O fim do fenômeno mundial”, desespera uma segunda. Não se trata apenas de mais um dos filmes de Harry Potter, mas do último, como os cartazes e trailer insistem em destacar. Nessa coluna, vamos debater um pouco como a enorme legião de fãs do bruxo está lidando com mais este ponto final na saga.

Toda uma geração acompanhou as adaptações da obra de Joanne Rowling para o cinema. Ao longo desses quase dez anos, os fãs cresciam enquanto as personagens os acompanhavam na telona. Vimos Daniel Radcliffe ganhar os primeiros fios de barba, as curvas de Emma Watson surgirem em suas vestes bruxas e o Rupert Grint esticando como mágica. Olhando os números, o êxito alcançado pelos filmes da saga é incontestável. Bilheterias milionárias e elenco com muito mais dígitos na conta bancária, Harry Potter tornou-se a maior franquia do cinema mundial. E dos sete livros vieram oito produções – a  Warner fez questão de lucrar mais um bocado com esta mina de ouro.

Questionados sobre a divisão do último episódio da saga em duas partes, os fãs não escondem o sentimento. Não poderia ser melhor, dizem. A sensação é de que a aventura continua viva por mais tempo. A publicação do sétimo e último livro de Harry Potter deixou uma lacuna enorme. Os sites voltados para o mundo criado por Rowling não penduraram as chuteiras com a publicação de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Todo o fandom passou a girar então em torno dos filmes. Observando a situação, não fica difícil entender por que a campanha da Warner para o último filme da franquia tem gerado sentimentos tão dialéticos entre os fãs. Enquanto estão ansiosos para ver mais um filme da saga na telona, também estão apreensivos com a proximidade do fim.

A estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte nos cinemas não será mesmo um evento qualquer. O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o marco inicial deste fantástico fenômeno literário, foi publicado ainda em 1997. Além dos novos fãs, há um bom número de jovens adultos que correrão para os cinemas e se emocionarão com mais um ponto final na história do Menino-Que-Sobreviveu. Para essas pessoas, as aventuras de Harry Potter sempre as levarão de volta para um período mágico de suas vidas, onde jamais faltou espaço para corujas, caldeirões e feitiços. A verdade é que o mundo de Rowling sempre estará diponível para aqueles que desejarem viver e reviver momentos de reflexão e magia.

Luciana Barbosa
é colunista da PH e Designer Gráfica. Tem um quê de Severo e um bocado de Luna.

Comentários

4 comentários

Sarah
16 de setembro de 2010 às 11:41

Concordo plenamente.

Mariana
22 de setembro de 2010 às 8:37

É verdade. Harry Potter é um marco na minha vida. Parabéns pelo texto.

Saulo de Lima
28 de setembro de 2010 às 18:40

Concordo quando você diz na questão em que a Warner está apelando obsessivamente no filme. Mais isso é porque se você pensar bem, a guerra de Harry Potter em seu mundo mágico, na realidade se resume em uma guerra não só literária como também cinematográfica. Afinal de contas, Não Que eu odei ;),Mas crepusculo não veio para fazer sucesso e sim apenas para fazer com que Harry Potter evoluisse. Geralmente os filmes de crepusculo são lançados no mesmo ano de Harry Potter. Isso faz com que o diretor da “Maior série de filmes e livros do século vinte e um”(Se não fosse Star Wars no século 20) como ele gosta de realçar se preocupe. Pois tem um competitor, que por mais que eu não goste poderia em um passado ser comunicado como algum fator de que a saga fosse esquecida. Por isso a estratégia de derrubar crepusculo (Bem sucessidida porque ninguem se lembra mais” Foi lançar o filme no mesmo ano que crepusculo para afinal de contas medir o poder de Harry Potter, Rony Weasley, Hermione Granger e Lord Voldemort contra os de Bela, Edward (Não sei se escrevi certo) e Jacob. Alguns nem sabe, mas o penultimo filme de crepusculo (Que foi divido em duas partes apenas para competir com os potterianos) foi lançado recentemente. Se não existisse ano passado, This is it, Avatar e 2012, Harry Potter e o enigma do principe seria o filme mais esperado do ano. Bom a unica coisa que eu senti falta nesse filme e que concerteza mostra a realidade foi do encanto do primeiro filme e do segundo. Quando Harry era criança e descobriu que era bruxo sentiamos naquele filme uma infantilidade sadia que nos trazia felicidade e um mundo inovador. A medida que ele vai crescendo as coisas ficam mais dificeis e com mais ação. A medida que nós crescemos nosso mundo encantado vai desaparecendo aos poucos e os desafio cada vez mais aparecem. Talvez por isso Harry Potter tenha feito tanto sucesso. É uma evolução. De Criança, a pré-adolescente. De pré-adolescente a Adolescente e de Adolescente a adultos. Crepusculo mostra uma fase em que ele já estão a beira da maior idade. Esse Harry Potter concerteza também traz um conflito interno gigante. Será o melhor da série com mais ação e como você diz traz muita ansiedade (que concerteza porcausa do segundo filme não acabará tão cedo, por isso dividiu) e ao mesmo tempo apreensão pelo fim do que como a Warner Bross diz e eu concordo é simplesmete

UM EPICO.
A MELHOR SÉRIE DO SÉCULO 21.
OS FILMES QUE MOVERAM UMA GERAÇÃO.

Harry Potter.

Sofia
10 de outubro de 2010 às 14:02

Saulo voce falou tudo, eu cresci com os livros, HP foi o primeiro livro que eu li por vontade propria, HP me guiou pela minha vida e os ensinamentos do livro me ajudaram a superar os momentos dificeis. AMO HARRY POTTER. nao ligo o para o que os fãs de crepusculo dizem, mas tanto os livros quanto os filmes marcaram não só uma mas várias gerações (é so olha a fortuna da Rowling e na bilheteria dos filmes (HP 3 ta ate na lista dos 500 melhores filmes de todos os tempos)) a serie é pra crianças, pré e adolescentes, adultos e idosos. HP vai ficar pra sempre nao importa o que digam.

*-*’