Categorias
Elenco

Total Film: Harry Potter e as Relíquias da Morte (Segunda parte)

Leia a parte 1 clicando aqui.

Harry Potter na Total Film – parte 2

Tradução por Cecília Bonfim | PotterHeaven.com

Vem algo aí…
A seguir, é hora de explorar um dos novos sets de Relíquias – a gótica Mansão
Malfoy, casa do Comensal da Morte principal, Lúcio Malfoy (Jason Isaacs de volta) e transformada no quartel general da operação de Voldemort. “Eu estava tão empolgado para ver a minha casa! Eu estava, ‘Cadê o meu quarto?”, ri Tom Felton, reprisando seu papel como o rival de Potter, Draco Malfoy. “O set é magnífico. Pelo visto, estamos vivendo muito bem. Tem até um órgão – somos chiques assim!”. No meio da sala de jantar cavernosa dos Malfoy, nos deparamos com uma das novas criações repulsivas da equipe de efeitos – uma bruxa animatrônica bem real a ponto de assustar, suspensa no ar, estremecendo e girando de forma terrível.

Essa é, nos disseram, a professora de Hogwarts que teve um destino cruel, Caridade Burbage, que é torturada por Voldemort no começo da Parte 1. Será nossa primeira visão do vilão de narinas de cobra de Ralph Fiennes desde a Ordem da Fênix, e pelo visto, vai ser mais horrível do que nunca… “Ralph tem uma habilidade extraordinária de te fazer gelar,” promete Yates. “Mas há muita complexidade em seu Voldemort – algo meio assustado e surpreendentemente vulnerável. Ele tem que ser assustador porque é um psicopata, mas o que nós queríamos era que você entrasse de certa forma na cabeça dele e entendesse de onde vem toda a sua dor, raiva e violência. Ele é uma figura bem trágica, na verdade.” Heyman, por sua vez, é mais sucinto quando perguntado sobre o über-malvadão de Relíquias: “Ralph nos dois últimos filmes? Hmm, delícia…”

Não só os atores formam um time de primeira – as equipes de dublês e de efeitos tem feito de tudo para garantir que o fim de Potter seja maravilhoso. “A ação será extraordinária,” anima-se Radcliffe, nos avisando para prestar atenção na sequência dos sete Harrys – uma cena inicial que mostra Rony, Hermione e outros membros da Ordem da Fênix se disfarçando de Harry para confundir os Comensais da Morte em uma emboscada. “Eu vi uma versão primitiva e é fantástica. Fizemos 96 tomadas no total porque tínhamos que filmar exatamente a mesma coisa sete vezes comigo em sete lugares diferentes. No fim já estávamos quase abrindo um caminho no chão! Então vimos uma versão crua do que tínhamos feito e tudo valeu a pena, porque
estava brilhante. É a primeira mágica muito boa do filme.”

Porém, aumentar os riscos em Relíquias teve um preço trágico. Em janeiro de 2009, antes das filmagens, o dublê de Radcliffe, David Holmes sofreu uma séria lesão espinhal durante um teste, deixando-o paraplégico. “Ele estava tentando fazer uma forma de puxão por um cabo que já fizemos centenas de vezes e deu errado,” explica Heyman, visivelmente frustrado ainda que surpreendentemente calmo sobre o evento. “É terrível de várias formas, mas David é incrível – ele continua, apesar de sua situação, bem positivo e determinado. E ele deve encontrar um jeito de voltar para a indústria de alguma forma. Ele ama Harry Potter – ele ainda visita o set e quer vir a premiere. Ele será parte da nossa família para sempre.”

Tudo está prestes a mudar…
O conceito da “família” Potter – um grupo que, exceto por algumas saídas e
chegadas, tem se mantido constante por 10 anos e oito filmes – é um que perdura em cada corredor dos Estúdios Leavesden, inclusive na lanchonete. Enquanto a Total Film aproveita um grande almoço, o lugar se enche do barulho da conversa de centenas de bruxos e bruxas feridos na guerra. É uma experiência surreal, demonstrando a imensa escala da produção e o espírito de comunidade aconchegante que ela gera. Como se fosse para reforçar o ponto, todo o clã Weasley (Grint, junto com sua mãe no cinema Julie Walters, o pai Mark Williams e todos os seus irmãos das telas) param na mesa ao lado, brincando entre si e discutindo a cena da manhã, parecendo tão próximos fora do set quanto são dentro dele.

Infelizmente, o elenco e a equipe tão unidos serão forçados a se separar quando a filmagem de Relíquias chegar ao fim. “Será difícil,” confessa Radcliffe, contemplando o fim de uma era. “Vou sentir falta de poder entrar num set de filmagens e saber exatamente quem é cada pessoa e onde estarei com elas. Todos nos conhecemos tão bem e todos trabalhamos unidos por tanto tempo – vou sentir muita falta dessa sensação de família.”Mas, para os atores jovens principalmente, há uma perspectiva contraditória com o fim da série. “Tenho certeza de que haverá momentos em que eu ficarei feliz de ter seguido em frente,” continua Radcliffe, que já foi escolhido para um papel no horror de Hammer, The Woman In Black. “Se eu não conseguir fazer essa transição particularmente com sucesso, provavelmente vou implorar a Jo (Rowling) para escrever mais livros! Mas estou feliz de ter tido a possibilidade de começar uma carreira a partir disso.”

E enquanto Watson admite que ainda está em “negação completa” sobre abandonar Hermione, muitos dos seus colegas de elenco compartilham os sentimentos de Radcliffe. “É meio assustador porque ficamos contidos nessa bolha e estamos a ponto de entrar no mundo real,” Grint reflete. “Mas estou ansioso por isso, porque já faço Harry Potter por metade da minha vida!”

Felton, que já tem contrato para a prequência da invasão símia Planeta dos Macacos, também está em conflito sobre sua vida pós-Potter: “É muito nervosismo – você não percebe o tanto que foi bom durante esses 10 anos. Mas também é muito excitante, o desconhecido e o que vai acontecer nos próximos 10 anos…”

Porém, para Radcliffe, uma coisa é certa: não importa o que aconteça depois, Potter lhe deu de presente o papel de uma vida. “Há muito poucos personagens como esse e acho que isso é indiscutível. Houve um momento em Enigma do Príncipe em que eu estava debaixo d’água e tinha que chegar na superfície cercado por uma parede de fogo. Eu pensei, ‘eu nunca mais vou fazer uma cena assim,’lembra o ator. “É muito, muito legal poder interpretar um herói. Esse ano eu definitivamente comecei a me divertir com o tipo de aventuras de garotos. Eu preciso aproveitar enquanto ainda tenho chance!

Por Bruno Longbottom

está na Potter Heaven há cinco anos, e hoje é editor do site. Corvinal, Jornalista, Cinéfilo apaixonado, não vê testralhos e não sabe voar de vassoura. No twitter, é o @bmaranhas.