Potter Heaven

Revistas e Jornais

Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum.

No início de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Válter e Petúnia Dursley assistiam a um noticiário noturno na TV que mostra as relações entre bruxos e trouxas. Confira:

‘E, por último, os observadores de pássaros em toda parte registraram que as corujas do país se comportaram de forma muito estranha hoje. Embora elas normalmente cacem à noite e raramente apareçam à luz do dia, centenas desses pássaros foram vistos hoje voando em todas as direções desde o alvorecer. Os especialistas não sabem explicar porque as corujas de repente mudaram o seu padrão de sono.’ O locutor se permitiu um sorriso. ‘Muito misterioso. E agora, com Jorge Mendes, o nosso boletim metereológico. Vai haver mais tempestades de corujas hoje à noite, Jorge?

‘Bom, Eduardo’, disse o metereologista, ‘não sei lhe dizer, mas não foram só corujas que se comportaram de modo estranho hoje. Ouvintes de todo o país têm telefonado para reclamar que em vez do aguaceiro que prometi para ontem, eles têm tido chuvas de estrelas! Talvez alguém ande festejando a noite das fogueiras uma semana mais cedo este ano! Mas posso prometer para hoje uma noite chuvosa.’

Os fenômenos estranhos, no entanto, nada mais eram do que comemorações dos bruxos pela queda de Lord Voldemort. Sim, o trecho refere-se ao dia que o lorde das trevas matou Lílian e Tiago Potter, mas caiu ao tentar dar o mesmo destino a Harry.

O tio de Harry, Válter, lê diariamente o Daily Mail, um jornal trouxa.

Ainda em Harry Potter e a Pedra Filosofal, descobrimos que os bruxos não usam o correio tradicional para mandar cartas, mas sim o correio-coruja. Nele, pendura-se o pergaminho na pata de uma coruja, com o endereço completo (e isso, muitas vezes, inclui o cômodo da casa) escrito no envelope. Quem não possui corujas pode utilizar os serviços do Correio, que disponibiliza mais ou menos 200 corujas pousadas em prateleiras, com códigos de cores dependendo da urgência com que quiser enviar a carta.

Obviamente, quando tentam utilizar o correio trouxa para enviar cartas, os bruxos encontram um pouco de dificuldade, como Molly Weasley em Harry Potter e o Cálice de Fogo que, ao enviar uma carta aos Dursley, cobriu o envelope de selos, deixando apenas um quadrado de três centímetros com o endereço dos Dursley espremido.

Outro meio de comunicação é o famoso jornal O Profeta Diário, que traz as principais notícias do mundo bruxo. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, porém, vemos que o centro das atenções volta a ser Harry, em notícias exageradas e mentirosas, escritas por Rita Skeeter. Rita foi forçada a se afastar do cargo, porém, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, outros jornalistas continuam seu trabalho, ridicularizando o garoto e Alvo Dumbledore. O jornal também faz a entrega do Grande Prêmio Anual da Loteria do Profeta Diário, que a família Weasley ganhou em Harry Potter e a Câmara Secreta.

O Profeta Diário é entregue todas as manhãs, ao contrário do Profeta Vespertino, que é publicado quando há notícias extraordinárias, como em Harry Potter e a Câmara Secreta, quando trouxas vêem Harry e Rony dentro do Ford Anglia. Também temos o Profeta Dominical, publicado aos domingos. Também podemos encontrar o Transfiguração Hoje, um jornal científico.

Em relação às revistas, temos o Semanário das Bruxas, que faz o Prêmio Sorriso mais Atraente, em que Gilderoy Lockhart saiu vencedor cinco vezes seguidas.

Outra revista que ganha destaque em Harry Potter e a Ordem da Fênix é O Pasquim, editada pelo pai de Luna Lovegood, que não tem muito prestígio entre a população por publicar – geralmente -, dados sem embasamento teórico.

Entre as rádios, conhecemos a Rádio Radiofônica dos Bruxos, que Molly Weasley escutava em Harry Potter e a Câmara Secreta. A RRB tem em sua programação, entre outros, o programa Hora de Encantos, com a cantora Celestina Warbeck.

Outro meio de comunicação é o berrador, carta enviada em um envelope vermelho que abre sozinha se não for aberta logo. Traz a mensagem, geralmente uma bronca, na voz do remetente ampliada várias vezes. Após comunicar a mensagem, incendeia-se sozinha.

Para terminar, temos a série de histórias em quadrinhos As aventuras de Martin Miggs, o trouxa pirado, a predileta de Rony.