Potter Heaven

Animagos

Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum.

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban descobrimos a existência dos animagos, bruxos capazes de se transformar em animais. O termo animago é uma contração das palavras animal e mago.

Soubemos também que tornar-se um animago é um processo lento e muitas vezes doloroso, que exige o acompanhamento do Ministério da Magia, onde há um registro de que animal o bruxo se transforma, o que faz e quais os seus sinais de identificação, entre outros dados. De acordo com Hermione, só sete bruxos se transformaram em animagos no últimos séculos, incluindo a professora de Transfiguração em Hogwarts, Minerva McGonagall.

No entanto, ainda em O Prisioneiro de Azkaban, descobrimos que existem vários animagos ilegais soltos por aí, entre os quais podemos destacar três dos quatro Marotos. Veja a lista dos animagos citados nos livros:

Nome Forma animaga Características
Minerva McGonagall Gato  – Listras amarelas
 – Marca quadrada em volta dos olhos
Tiago Potter Cervo
Sirius Black Cachorro

 – Gato grande e preto

Pedro Pettigrew Rato  Dedo faltando na pata dianteira
Rita Skeeter Besouro  – Grande e gordo
 – Marca em volta das antenas em forma de “gatinho”


Remo Lupin, ao contrário dos outros Marotos, não é um animago, mas sim um lobisomem, palavra formada da contração do latim lupus com a palavra homem, ou seja, homem-lobo.Os lobisomens se transformam  em lobos nas noites de lua cheia, perdem a noção de quem são e saem à caça dos humanos.
Há várias maneiras de se tornar um lobisomem, entre as quais podemos destacar receber o poder de se transformar e ser mordido por outro lobisomem, como aconteceu com Lupin.Ainda em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, soubemos da existência da poção mata-cão, que serve para o lobisomem não perder a consciência e ficar quieto num canto, esperando a mudança de lua. Essa poção é muito difícil de ser preparada e deve ser tomada todos os dias uma semana antes da lua cheia.Além dos animagos e lobisomens, os metamorfomagos também podem mudar de forma, só que apenas para outras formas humanas.