Potter Heaven

A Taça das Casas

Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum.

Em Hogwarts, os alunos recebem pontos por suas vitórias e os perdem pelas suas falhas. Ao final do ano, a Casa que tiver a maior pontuação (que é atualizada automaticamente por magia e exibida em ampulhetas) leva a Taça das Casas.

É por causa disso que existe uma enorme concorrência entre as casas, chegando a virar inimizade no caso de Grifinória e Sonserina. E a Taça de Quadribol acirra ainda mais a disputa, pois os pontos ganhos nas partidas entram na contagem.

As duas Casas, aliás, são as maiores vencedoras da Taça, embora não saibamos exatamente quanto levaram.

Confira abaixo a pontuação das Casas nos 6 primeiros livros da série:

Casa Livro 1 Livro 2 Livro 3 Livro 4 Livro 5 Livro 6
Corvinal 426
Grifinória 482 ? + 400 *
Lufa-Lufa 352
Sonserina 472

* Grifinória venceu o campeonato, embora não saibamos por quanto. O que lhes garantiu a vitória foi a conquista da Taça de Quadribol.

Infelizmente não temos a pontuação da maioria dos livros, pois eventos mais importantes são destacados.

No último dia de aula, quando a pontuação final é divulgada, o Salão Principal é decorado com as cores da Casa campeã. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, porém, a trágica morte de Cedrico Diggory provocou uma alteração. Veja:

“Quando ele [Harry], Rony e Hermione entraram no salão, notaram imediatamente que não havia as decorações de costume. O Salão Principal em geral era enfeitado com as cores da Casa vencedora na Festa de Despedida. Esta noite, no entanto, havia panos pretos na parede ao fundo onde havia a mesa dos professores. Harry percebeu instantaneamente que eram um sinal de respeito por Cedrico.

(…) As indagações de Harry foram interrompidas pelo Prof. Dumbledore, que se levantou à mesa dos professores. O Salão Principal, que por sinal tinha estado menos barulhento do que costumava ser em uma Festa de Despedida, ficou muito silencioso.

– O fim – disse Dumbledore olhando para todos – de mais um ano.

Ele fez uma pausa e seu olhar pousou na mesa da Lufa-Lufa. A mais silenciosa de todas antes do diretor se levantar, e continuava a ser mais triste e de rostos mais pálidos do salão

Há muita coisa que eu gostaria de dizer a todos vocês esta noite mas, primeiro, quero lembrar a perda de uma excelente pessoa, que deveria estar sentado aqui – ele fez um gesto em direção à mesa da Lufa-Lufa -, festejando conosco. Eu gostaria que todos os presentes, por favor, se levantassem e fizessem um brinde a Cedrico Diggory.

Todos obedeceram; os bancos se arrastaram e os alunos no salão se levantaram e ergueram seus cálices e ouviu-se um eco uníssono, alto, grave e ressonante: Cedrico Diggory.

(…) – Cedrico era o aluno que exemplificava muitas das qualidades que distinguem a Casa da Lufa-Lufa – continuou Dumbledore. – Era um amigo bom e leal, uma pessoa aplicada, valorizava o jogo limpo. Sua morte nos afetou a todos, quer vocês o conhecessem bem ou não. Portanto, creio que vocês tem o direito de saber exatamente como aconteceu.

Harry ergueu a cabeça e encarou Dumbledore.

– Cedrico Diggory foi morto por Lord Voldemort.”

Já em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a ausência da cerimônia de encerrado se deu graças à morte do diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore. Assim, também não temos a pontuação final das casas.