Categorias
J. K. Rowling

J.K. X Stephenie: Capricho faz comparações

O site da revista adolescente Capricho fez varias comparações entre as séries de grande sucesso Harry Potter e Crepúsculo para chegar a um resultado que muitos fãs debatem para descobrir: JK Rowling ou Stephenie Meyer – Qual delas criou o maior fenômeno?

Antes do resultado veja uma das comparações, para matar a curiosidade:

Reconhecimento

– J.K. Rowling
A inglesa ganhou tantos prêmios, que, depois de ser tri-campeã do Smarties Prize, chegou a abrir mão da disputa do prêmio. Entre os diversos recordes da autora está o fato de Harry Potter e o Enigma do Príncipe estar no Livro dos Recordes como livro vendido mais rápido da história.

– Stephenie Meyer
Graças ao sucesso de Crepúsculo, Stephenie ganhou pelo menos três importantes prêmios literários, entre eles um do jornal New York Times. Ano passado, a americana ainda levou um prêmio na terra de J. K., o British Book Award, batendo o livro da colega, Os Contos de Beedle, O Bardo.

Apresento-lhes, o resultado:

Vencedora: Adoramos a Stephenie, mas o impacto do fenômeno Harry Potter de J.K Rowling ainda é maior que Crepúsculo.

Stephenie Meyer pode ser um sucesso, mas nada pode superar a mãe de Harry Potter: J.K. Rowling.

JK Rowling ou Stephenie Meyer: Qual delas criou o maior fenômeno?

As séries de livros Harry Potter e Crepúsculo são o maior sucesso, mas qual delas conseguiu decolar mais? A CAPRICHO colocou os dois fenômenos frente a frente!

Vendas

JK Rowling
A série que conta as histórias do bruxo Harry Potter já vendeu mais de 325 milhões de exemplares no mundo todo. Graças ao dinheiro ganho com essas vendas, a autora se tornou a primeira pessoa a ficar bilionária escrevendo livros.

Stephenie Meyer
A saga do amor proibido entre uma humana e um vampiro, contada nos livros da série Crepúsculo também venderam muito, mas, até agora, ainda bem menos que os de HP: 42 milhões de cópias mundo afora.

Cinema

JK Rowling
Todas as adaptações de HP foram muito bem recebidas pelo público. Para ter uma ideia, a versão pra telona de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, lançada em 2004, rendeu quase 800 milhões de dólares e foi a pior colocada da série! Já a melhor, Harry Potter e a Pedra Filosofal, é o 5º filme mais visto de todos os tempos.

Stephenie Meyer
O filme sobre Edward e Bella foi um sucesso de bilheterias, claro. Mas rendeu cerca de 380 milhões dólares, bem menos que qualquer HP. Crepúsculo tem, até o momento, a 120ª maior bilheteria de todos os tempos.

Romance

JK Rowling
Os livros de Harry Potter têm muitas coisas: aventura, magia, emoção, etc. Mas salvo algumas poucos casos de amor, as histórias deixam a desejar quando o assunto é paixão.

Stephenie Meyer
Um dos grandes – e talvez até o maior – mérito de Meyer foi ter criado um cara praticamente perfeito e o sonho de muitas garotas. Edward Cullen é a versão moderna de um príncipe encantado e história de amor entre ele e Bella fez muita gente chorar.

Versatilidade

JK Rowling
Fiel ao universo que criou, a autora inglesa lançou três livros fora os sete Harry Potter: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo todos relacionados ao mundo do famoso bruxo.

Stephenie Meyer
Fora os quatro livros da série Crepúsculo, Stephenie tem outras duas obras publicadas: um conto na coletânea Formaturas Informais e o livro The Host, lançando em maio de 2008, onde a autora ousa mais e investe na ficção científica.

Reconhecimento

JK Rowling
A inglesa ganhou tantos prêmios, que, depois de ser tri-campeã do Smarties Prize, chegou a abrir mão da disputa do prêmio. Entre os diversos recordes da autora está o fato de HP e o Enigma do Príncipe estar no Livro dos Recordes como livro vendido mais rápido da história.

Stephenie Meyer
Graças ao sucesso de Crepúsculo, Stephenie ganhou pelo menos três importantes prêmios literários, entre eles um do jornal New York Times. Ano passado, a americana ainda levou um prêmio na terra de J. K., o British Book Award, batendo o livro da colega, Os Contos de Beedle, O Bardo.

Vencedora: Adoramos a Stephenie, mas o impacto do fenômeno Harry Potter de J.K Rowling ainda é maior que Crepúsculo.

15 respostas em “J.K. X Stephenie: Capricho faz comparações”

No quesito romance… quero dizer, as únicas tentativas da JKR de trazer um pouco de romance pra história – Harry/Cho, Harry/Gina, Tonks/Lupin, Ron/Hermione – são absolutamente frustradas nos filmes, como é que ganha alguma credibilidade? u_u

meu deus, nao é óbvio que a jk é 109371290379012739012731290[…]039723901 vezes melhor que a steph? gosto de twilight, mas é mta cópia de true blood, que é copia de otro livro. alem disso, existe mta história de vampiro e lobisomem, mas hp é unico!
twilight ébacaninha, mas harry potter é uma obre prima, histórico, maravilhoso, perfeito… TUDO!
JK 4EVER!

gosto muito duas duas séries, igualmente.
concordo com a Mari, as tentativas de romance feitas pela Tia Jô foram frustadas nos filmes, isso me irrita muito, não tem como dar muita credibilidade.
Achei muito legal da parte da Capricho postar isso no site deles, isso mostra qe eles não são 100% Twligthers (pois quem lê Capricho sabe, eles fazem questão de dedicar pelo menos meia pagina a Crepúsculo em tdas revista)

A concerteza a JK Rowling é A MELHOR e sempre será, crepúsculo é um filme muito meloso, e tem o casalzinho la q aff nem vem.HP é 1 trilhão de vezes melhor!!!

Quanto a capricho colocar Crepúsculo em todas as revistas é pelo público adolescente que ela tem. Que é o público de Crepúsculo. Harry Potter, por outro lado, atinge todas as idades.

Nem acho pertinente estar comparando as duas autoras, em si, porque mesmo gostando mais do estilo da Rowling e achando q ela escreve num nível acima; Meyer atingiu seu objetivo com Crepúsculo, e quem sabe se ela não resolve fazer um romance adulto e se sai bem?

Agora, quanto as séries… Amem Crepúsculo o quanto quiserem, mas o impacto de Harry Potter está muuuuito além do que os vampirinhos alcançaram. Fato.

Concordo com a Aretha. Não sei por que insistem no mérito de comparar as duas. É óbvio que romance não é a proposta central de Harry Potter, convenhamos. Já Twilight, pelo menos isso tinha que ter na história, já que é do que se trata. A história gira em torno disso. ;)

Cara, eu até entendo pq não param de comparar a Joanne com a Stephenie Meyer. Está óbvio que Crepúsculo pegou carona no grande entusiasmo literário infanto-juvenil aberto pela saga Harry Potter. Outra coisa é querer comparar a qualidade do que a Rowling e a Senhorita Certinha-Meyer escrevem.

Sem falar que os bons amantes do horror só podem abominar a série Crepúsculo, pq a Meyer desrespeita totalmente os requisitos básicos para se construir uma boa história de vampiros. Ela é uma criatura que não pesquisa antes de escrever, ao contrário da Joanne. Meyer chegou ao ponto de assumir que nunca leu Drácula de Bram Stocker e que acha as histórias sobre vampiros nojentas. É uma mulher que não se envergonha de dizer que não assiste "a filmes impróprios para menores".

E aí eu chego a um ponto importante em que a Aretha tocou: Harry Potter atinge todas as idades. Sabem pq? Pq textos bem escritos são apreciados por todos.

Ah, me estendendo mais um pouco no comentário (risos), não posso deixar de abordar a loucura da Capricho em dizer que JK cria romances que deixam a desejar em relação à série Crepúsculo.

Enquanto JK criou relacionamentos amorosos embasados no real comportamento humano, Meyer cria um personagem surreal que não passa mesmo de um "príncipe encantado" (Edward Cullen), alimentando a dependência feminina em figuras masculinas fortes e excessivamente protetoras.

A Joanne não alimenta o machismo. Muito pelo contrário, inclusive. As fortes figuras femininas que ela criou são um importante legado para a literatura.

Nem tem comparação crepustuco e HP.O filme tem uma historia abusada entre dois jovens q tem dificuldades para mater um namoro pura imitação de Romeu e Julieta, alem disso bota um ator q nem sabe atoar direito para ser o principal fala serio –"

Antes de qualquer coisa, vamos maneirar com extremismos aí, hein, gente?

Outra que eu nem mencionei antes, mas que achei BEEM absurdo, foi dizer que a Meyer é versátil e JK não. Tipo, não sei se a Meyer é ou não porque não li o outro livro dela. Mas dizer que só porque a Ti Jo só escreveu livros no universo de HP ela não é versátil, pô…

Quem leu Beedle, ou Quadribol, ou Animais, sabe que o estilo é bem diferente da narração normal de HP, e que são todos muito inventivos. Versatilidade é não sair do ambiente e conseguir mudar de visão como JK faz.

Twilight é bem menos criativo que Harry Potter. A dimensão de criatividade das autoras é gritantemente diferente. Tirando que vampiros é um tema mais que saturado.

Kara não estou dizendo que Crepúsculo é ruim, mas Harry Potter é mais que uma saga é uma religião(um desejo), aposto como quem assisti Crépusculo não viaja na imaginação quanto como quem assisti Harry Potter, o maximo que se pode imaginar é ficar entre vampiros e lobisomens; :JA Harry Potter voce se imagina impondo uma varinha, soltando feitiços dentro de lembranças e lutando contra bruxos das trevas, ou seja, Harry Potter faz muito mais com que a imaginação fique solta!!!

Como garantia voces que dizem que crepúsculo é melhor esperem so para ver a estreia de Harry Potter e as reliquias da morte, para voces ver se não vai bater recordes passar a bilheteiria de Avatar e Crepusculo, Lua Nova, Amanhecer e Eclipse Juntos!!!

Minhas amigas(falo amigas por que sei que 99% do publico é de mulheres. o que é outra vantagem de harry potter pois o publicco é muito bem dividido entre ambos os sexos). Coisa que voçes não podem negar!!

Isso deu-se por que não estamos tratando de uma escritora qualquer(falo por que ja li todos os livros umas 3 vezes)
estamos tratando – se de JK. ROWLING!!!


ahh!! e ia me esquecendo queria perguntar para os fãs de Crepusculo onde esse Robert Partison(o lindinho de todos), foi revelado em que saga??(uma dica: não foi Crepúsulo!!)!!

Reflitam um Pouco!!

… antes de fazerem comparações bestas e altamente Desiguais!!!

Flws!!!

JKR pode ate falhar no quesito romance mas q ela fez uma historia bem criativa e emocionante é absolutamente verdade
ja crepusculo foi so uma copia de outro romance com vampiros
duvido q vc nao ta loca para ver os dois ultimos filmes da serie HP

Os comentários estão desativados.